As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
16/05/2013
Reserva no Para aprova acordo de gestao

O Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Gurupá-Melgaço, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Pará, acaba de aprovar acordo de gestão que regulamenta questões importantes para a comunidade, como moradia, pesca, utilização florestal, manejo do açaí e uso de embarcações.

Segundo o chefe da reserva, Rafael Magalhães, o acordo é uma "verdadeira conquista" das populações tradicionais extrativistas da Resex Gurupá-Melgaço, pois possibilitará o controle do uso dos recursos naturais pelos próprios moradores.

O próximo passo, segundo ele, é a análise jurídica e institucional do acordo por parte da Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Teritorial (Disat) do ICMBio e da Procuradoria Federal Especializada do órgão.

Ainda durante a reunião, realizada no sábado (11), foi acertada a criação de um grupo para fazer o levantamento das famílias beneficiadas pelos programas e políticas públicas do governo federal.

O grupo vai apoiar e acompanhar o processo de cadastramento das famílias e terá a participação de representantes da sociedade civil organizada, das comunidades, do órgão de assistência técnica e extensão rural do estado e da Prefeitura Municipal de Gurupá.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/3982-re...