As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Fundacao Amazonia Sustentavel - http://fas-amazonas.org
17/04/2015
Projeto que beneficiara mais de 500 criancas e adolescentes da RDS Amana e lancado durante seminario no AM

Evento inaugural da iniciativa contou com mais de 600 participantes na comunidade São João do Ipecaçu, Zona Rural do município de Maraã

Foi lançado no último fim de semana o Projeto "De mãos dadas pela Sustentabilidade", uma parceria da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Prefeitura de Maraã, com patrocínio do Banco Bradesco, voltada para crianças e adolescentes da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã. O I Seminário FUMCAD, evento inaugural da iniciativa, aconteceu nos dias 11 e 12 de abril na comunidade São João do Ipecaçu, zona rural do município, e reuniu 623 moradores de 27 comunidades da reserva em palestras sobre educação, meio ambiente e geração de renda.

Estiveram presentes na ocasião o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, o superintendente técnico-científico, Eduardo Taveira, o prefeito de Maraã, Cícero Lopes, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Maraã, Cleuma Justine de Castro, e o presidente da Central das Associações de Moradores e Usuários da Reserva Amanã (Camura), Pedro Canizio.

O projeto pretende beneficiar 500 crianças e adolescentes de 19 comunidades localizadas na RDS Amanã por meio de atividades de esporte, cultura e educação. A iniciativa conta com investimentos no valor de R$ 625 mil, doados pelo Bradesco por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad).

Para o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, o projeto é um marco para atenção da criança e adolescente em comunidades ribeirinhas de Maraã. "Essa iniciativa é muito importante por estar voltada ao desenvolvimento de atividades relacionadas às famílias ribeirinhas. O envolvimento da família no desenvolvimento da criança e adolescente é muito importante, e a mobilização que tivemos na RDS Amanã mostra como o projeto é promissor", destacou o superintendente.

O prefeito do município, Cícero Lopes, ressaltou que a parceria com a FAS pode mudar a vida dos jovens envolvidos nas atividades e o futuro das comunidades. "Desde 2013, quando começamos o contato com a FAS, já conseguimos várias atividades, obras para a zona rural, e nos sentimos felizes a cada dia abrir mais parcerias para melhorar a vida das pessoas no município. Hoje serão beneficiados, além das 500 crianças, mais 50 adultos que estarão empregados e vão gerar emprego e renda para Maraã", declarou.

FUMCAD

O FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei Federal no 8.069/90) e visa financiar projetos sociais através do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. Com os recursos arrecadados pelo fundo, é possível desenvolver projetos sociais voltados a crianças e adolescentes que garantam seus direitos.

http://fas-amazonas.org/2015/04/projeto-que-beneficiara-mais-de-500-cria...