As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - www.icmbio.gov.br
31/07/2009
Prevfogo confirma incendio florestal no Parque Nacional do Araguaia

O Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, divulgou nesta sexta (31) boletim, indicando alerta vermelho (confirmação de incêndio), no Parque Nacional do Araguaia, no Estado de Tocantins.

De acordo com informações da unidade, foram deslocados dois fiscais para fazer verificação da área da unidade. Os fiscais irão avaliar a melhor forma de acesso ao incêndio e registrar as coordenadas do local com GPS. O Parque está em alerta desde o dia 28 de junho, sendo o último foco de calor registrado no dia 29 de junho.

O boletim destaca, também, algumas unidades em alerta amarelo (detecção de foco de calor no interior ou na zona de amortecimento) no estado do Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins. Dentre elas, estão Estação Ecológica (Esec) Juami-Japurá, Floresta Nacional (Flona) do Iquiri, Parque Nacional (Parna) da Chapada das Mesas, Esec da Terra do Meio, Flona do Jamanxim, Parna das Nascentes do Rio Parnaíba e Esec Serra Geral do Tocantins.

O Parna da Serra da Serra das Confusões, no Piauí, saiu do estado de alerta. O chefe do Parque, Wilmington Ribeiro, afirmou que a equipe da unidade verificou o foco que deve ter sido fogueira de caçador que já se extinguiu pois havia duas lá, e informou ainda que a região se encontra bem verde.

Mais informações - Caso o alerta amarelo seja confirmada com informações de campo na existência de fogo em seu interior, a unidade passa para o estado de alerta vermelho. As unidades em alerta vermelho são monitoradas utilizando os focos de calor detectados por todos os satélites disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os dados são disponibilizados pela página de Monitoramento de Focos do INPE na Internet: http://sigma.cptec.inpe.br/queimadas.

Aceiro negro - O Parna de Brasília, continua com o aceiro negro (contenção de fogo) em andamento. O Parna da Chapada dos Veadeiros, no Goiás, iniciou dia 18 de junho os trabalhos de feitura de aceiros negros. A previsão é a de que os trabalhos de execução de aceiros na unidade sejam executados até o dia 5 de agosto.