PEJ trata sobre queimadas e coleta do capim dourado com comunidades tradicionais do Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 02/08/2016
A equipe do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) se reuniu no último dia 30 de julho com comunidades tradicionais do território da Unidade, para tratar de questões voltadas para o monitoramento do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e das carteirinhas para coleta do capim dourado.

De acordo com a supervisora do PEJ, Aline Vilarinho, na ocasião, os integrantes da comunidade Boa Esperança e Comunidade Mumbuca também dialogaram com a equipe de fiscalização e da Polícia Ambiental que atua no Parque e foram alertadas sobre a verificação da ocorrência de crimes ambientais, que vem acontecendo na região, como a queima sem o planejamento e a caça de animais silvestres.

Ainda segundo a supervisora, devido ao período de estiagem, foi reforçado o assunto a respeito do monitoramento do fogo. "O monitoramento do MIF nesse período precisa ser reforçado. O risco de incêndio é maior e a autorização de queima controlada está suspensa pela Portaria/Naturatins no 162, desde o mês de maio deste ano", alertou.

A inspetora de Recursos Naturais do PEJ, Hellen Flávia, abordou assuntos voltados para a legislação do ordenamento da coleta e do manejo do capim dourado. "A carteirinha para a coleta do capim dourado assegura aos artesãos associados a comprovação de sua licença para realização da atividade na região. Então, hoje esclarecemos os procedimentos necessários para emissão da licença e recebemos requerimentos de solicitação dos artesão aqui presentes", complementou.

No encontro com as comunidades, a agente do MIF Aislane Marques, também esteve presente reforçando o esclarecimento sobre a suspensão das licenças de queima em todo o Estado, os cuidados que não devem ser esquecidos e as consequências que podem ocorrer devido as condições climáticas.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/8/2/pej-trata-sobre-queimadas-e-coleta-do-capim-dourado-com-comunidades-tradicionais-do-jalapao/
Populações Tradicionais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.