As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Governo do Brasil - http://www.brasil.gov.br/
28/02/2018
Parques Nacionais tem recorde de visitacao

Parques Nacionais têm recorde de visitação
Cerca de 10,7 milhões de pessoas visitaram as unidades em 2017. Parques oferecem contato com a natureza, esportes radicais e preservação do meio ambiente.

Governo do Brasil, com informações do ICMBio e Ministério do Turismo

As unidades de conservação brasileiras registraram um aumento de 20% no número de visitantes em 2017, quando comparado ao ano anterior. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acrescenta que 10,7 milhões de pessoas visitaram os parques nacionais.

O Brasil é considerado o número um do mundo em atrativos naturais. O País também ocupa a primeira colocação no quesito atrativos naturais no ranking de competitividade no turismo do Fórum Econômico Mundial.

Conheça alguns dos principais parques brasileiros:

Parque Nacional de Anavilhanas (AM)
O Parque Nacional de Anavilhanas pode ser visitado durante todo o ano. Na seca, de setembro a fevereiro, os turistas podem desfrutar belas praias de areias brancas que emergem por todo o arquipélago. Na cheia (março a agosto), o vislumbre fica por conta dos passeios de barco por dentro das florestas alagadas.

Parque Nacional de Aparados da Serra (RS)
Seu maior atrativo é o Cânion Itaimbezinho. Com profundidade de até 700m, paredões verticais e fenda estreita, é um dos maiores das Américas. Há ainda paredes rochosas ornadas pelo verde da Mata Atlântica.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
Na Chapada Diamantina há excepcionais cenários, com cachoeiras, cânions, cavernas e montanhas. O Parque Nacional pode ser acessado por mais de 30 trilhas dispersas nos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)
Com 32.630 hectares, na região são protegidas amostras dos ecossistemas locais e assegurada a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.

Parque Nacional de Itatiaia (RJ)
Pode ser visitado durante todo o ano, porém o melhor período para conhecer a parte alta, como o Pico das Agulhas Negras e a Pedra do Altar, é durante o inverno. Enquanto a parte baixa, com o Lago Azul e a Pedra da Fundação, pode ser desfrutada nos 12 meses, mesmo no verão, época de grande incidência de chuva.

http://www.brasil.gov.br/turismo/2018/02/parques-nacionais-tem-recorde-d...