Parque Nacional de Itatiaia tem novo recorde de frio no ano: -10,7 graus

O Globo - http://oglobo.globo.com/ - 07/08/2017
No Rio, temperatura pode chegar a 33 graus nesta terça-feira


Cariocas e turistas que estiveram no Rio nesta segunda-feira foram brindados com um dia de céu claro e sol, com termômetros marcando até 28 graus na Zona Oeste. Na sombra, era possível sentir o vento fresco de inverno. Mas nada comparado ao frio registrado nesta madrugada na Estação Meteorológica Campo Belo, no Parque Nacional de Itatiaia: -10,7 graus. A temperatura mínima, verificada às 2h39m, é o novo recorde do ano. Em 26 de julho, o local já tinha apresentado com -9,3 graus.

A estação localizada no parque é monitorada pelo pesquisador em climatologia Carlos Dias, que verifica a temperatura nos pontos mais frios do Brasil. De acordo com ele, teve muito gelo na região.

- A estação faz o monitoramento há dois anos. E, desde que foi instalada, essa é a quarta menor marcação. O recorde histórico foi em 12 de agosto de 2016, com -13,3 graus - disse Carlos.

Por ser uma estação particular, o Instituto Nacional de Meteorologia não considera os registros feitos no parque, ao divulgar os recordes de temperatura no estado. Para esta terça-feira, a previsão do Inmet para a cidade do Rio é de dia claro a parcialmente nublado. A temperatura deve variar entre 13 graus e 33 graus.



https://oglobo.globo.com/rio/parque-nacional-de-itatiaia-tem-novo-recorde-de-frio-no-ano-107-graus-21679925

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.