Parque Lajeado recebe caravana com jornalistas de turismo

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 23/11/2009
A equipe da gerência do PEL - Parque Estadual do Lajeado, unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pelo Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, recebeu neste sábado, 21, a 20ª edição da Caravana do Turismo da Abrajet /TO - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Tocantins. Esta edição faz parte das ações do Plano de Uso Público do PEL, realizado em parceria com Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado.

Durante a visita a equipe conheceu ainda a trilha Canela D`ema e o mirante das Mangabeiras, dois dos maiores atrativos turísticos do PEL que estão em condições de uso público, aproveitando a oportunidade para fotografar a região e assim, obter um banco de imagens para divulgação.

O dia de campo começou com apresentação de um breve histórico sobre a criação do parque, que tem como principal objetivo proteger o ecossistema da Serra do Lajeado, assegurando a preservação de sua fauna, flora e demais recursos naturais.

Logo após, a caravana visitou uma nascente, que fica a 100 metros da sede do parque, lá os jornalistas também verificaram que o parque tem como finalidade principal proteger os mananciais que abastecem a capital. Em seguida a caravana percorreu a trilha Canela D`ema, que tem sua entrada e saída ao lado da sede administrativa do parque. A canela D'ema é um tipo de arbusto, de espécie predominante do parque.

A trilha foi aberta nos meses de setembro e outubro pela equipe do Naturatins e por voluntários do programa "Voluntários pela Natureza", onde foram catalogados árvores de espécies nativas do cerrado.

Durante o percurso de 3 km os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer o bioma cerrado com a interpretação flora e das espécies nativas e contemplar a beleza da capital e do cerrado no mirante das Mangabeiras onde foi realizado o hasteamento da bandeira do Estado oficializando a visita do grupo.

Na oportunidade representando o presidente do Naturatins, Stalin Júnior, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Antonio Santiago, disse que a caravana possibilitou o conhecimento e a divulgação dos atrativos, além de fomentar a educação ambiental. "Queremos que os jornalistas se tornem multiplicadores da conscientização e sensibilização sobre as questões ambientais e principalmente da proteção do bioma cerrado", ressaltou.

Abrajet

Fundada em 1992 a associação sem fins lucrativos é composta por jornalistas do Estado, que tem como propósito divulgar os atrativos turísticos e manifestações que reforçam essa atividade, a exemplo da cultura, comida típicas, artesanato, não só do Tocantins como todo o País.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.