Parque Estadual do Jalapão recebe representante do Instituto Semeia

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 07/03/2016
O Parque Estadual do Jalapão (PEJ) recebeu nos últimos dias 3 e 4, a visita do técnico da diretoria executiva do Instituto Semeia, Felipe Sande, que conheceu os atrativos turísticos do lugar, como as cachoeiras da Velha e da Formiga, as dunas, a comunidade Mumbuca, além dos fervedouros.

Na mesma ocasião a supervisora do Parque, Aline Vilarinho, também recebeu o gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socieconômico do Naturatins, Marcelo Henrique Costa Rodrigues e a gerente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (Semarh), Cristiane Peres, que acompanharam o membro do Instituto Semeia até o local.

A visita teve como objetivo a elaboração de um projeto de modelo de gestão que poderá ser proposto para as Unidades de Conservação do Estado do Tocantins.

Os projetos trabalhados pelo Instituto Semeia buscam estimular e estabelecer, parcerias entre o setor público e setor privado, com o objetivo para empresas ou organizações da sociedade civil, possam colaborar como o governo na gestão de Parques. Além de ser responsável pela conservação da biodiversidade tem o direito de implementar atividades turísticas, nas áreas em que o uso público é permitido. A intenção é proporcionar a geração de lucro, e investimento e ainda dinamizar comunidades do entorno, resultando em oportunidades de renda e emprego para a população.

O Semeia atua como articulador que a partir da vontade expressa de um governo, oferece seus conhecimentos, dados, publicações e experiências prévias, para assim apoiar projetos que tem como protagonistas o próprio governo.

Consulta pública

No último dia 05, as comunidades da região de Mateiros e São Félix participaram no auditório do Centro de Capacitação e Educação Ambiental (CCEA), da Consulta Pública para elaboração do projeto de lei estadual do uso sustentável do capim dourado e do Buriti.

A proposta da criação da legislação foi idealizada pela Semarh e está sendo desenvolvida pelas instituições Pequi e pelo ISPN. O evento recebeu apoio do Parque Estadual do Jalapão (PEJ).

Além da participação da supervisora do Parque Aline Vilarinho, também participaram da audiência, a comunidade em geral, principalmente as comunidades extrativistas do Mumbuca, Boa Esperança, Carrapato, sendo essas localizadas no interior do PEJ. Ainda estiveram presentes representantes das comunidades de Rio Novo, Galhão, Prata (São Félix), além de representantes de instituições como a Semarh, Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Mateiros, dentre outros.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/3/7/parque-estadual-do-jalapao-recebe-representante-do-instituto-semeia/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.