Parque do Lajeado recebe pesquisadores de anfíbios

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 21/12/2012
Nesta semana, o Parque Estadual do Lajeado foi local de uma intensa busca por espécimes novos de anuros em seu território e no entorno na APA - Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado. O foco principal do trabalho é a identificação e classificação de um indivíduo da espécie Bokermannohyla aff. Pseudopseudis, mais conhecida como perereca de cachoeira, que se difere geneticamente e morfologicamente das outras da mesma espécie, segundo o mestrando Renan.

A pesquisa desse anfíbio é realizada pelo doutorando Rafael Magalhães da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e pelos pesquisadores da UFG - Universidade Federal de Goiás, o mestrando Renan Nunes Costa e o acadêmico Artur Bauer. Os trabalhos se baseiam em um inventário da anurofauna nessa região. Os pesquisadores chegaram na sexta, 14, em Palmas, iniciando os sábado, 15, e permanecerá até esta sexta-feira 21, com a realização do levantamento.

Para os trabalhos de campo, a equipe se dividiu entre em duas turmas entre o período diurno e noturno. Durante o dia, os pesquisadores realizam a localização de possíveis pontos de coleta, que são considerados bons com o encontro de girinos da espécie. À noite, a pesquisa segue com a identificação e coleta de animais adultos para a pesagem e classificação.

Os pesquisadores ficaram entusiasmados com os animais encontrados e principalmente com as boas condições de preservação dos locais onde vivem. Segundo eles, ao retornarem, nesta sexta-feira, esse levantamento será complementado com a uma pesquisa desenvolvida em outra região.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2012/12/21/parque-do-lajeado-recebe-pesquisadores-de-anfibios/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Lajeado
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.