Operação integrada combate incêndio em Parque Estadual Serra de Santa Bárbara

Governo do Mato Grosso - http://www.mt.gov.br - 31/07/2018
Operação integrada combate incêndio em Parque Estadual Serra de Santa Bárbara

Renata Prata | Sema-MT

Uma operação integrada foi montada para combater incêndio que atinge o Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, entre Pontes e Lacerda e Porto Esperidião. A ação da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Ibama, conta com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

O fogo começou no dia 22 de julho, quando em sobrevoo o Batalhão de Emergencias Ambientais (BEA) constatou quatro linhas de fogo distintas, duas descendo o paredão e duas no alto da Serra.

Treze bombeiros militares e oito brigadistas do Ibama trabalharam para conter o incêndio, neste momento controlado. Um sobrevoo realizado pelo Grupo de Aviação (GAVBM), na manhã desta terça-feira (31.07), constatou apenas um pequeno foco de fogo, que já é combatido pela equipe no local.

O GAVBM apoiou a equipe terrestre no combate com a aeronave Air Tractor 802F, com capacidade de lançamento de 3 mil litros. O local do incêndio é de difícil acesso devido ao relevo acidentado.

Estima-se que aproximadamente 10 mil ha foram queimados, equivalente a 8% do parque. O trabalho conjunto, por meio do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN), é de suma importância para minimizar os impactos ocasionados por incêndios nesta proporção.

http://www.mt.gov.br/-/10085612-operacao-integrada-combate-incendio-em-parque-estadual-serra-de-santa-barbara
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra de Santa Bárbara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.