Naturatins resgata animal ferido e ameaçado de extinção em Caseara

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 21/01/2010
Em atenção à fauna tocantinense, a equipe do Parque Estadual do Cantão, sob administração do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, resgatou na manhã desta quinta-feira, 21, um cervo-do-pantanal, espécie ameaçada de extinção em todo o País. O animal, uma fêmea, foi encontrado próximo à cidade de Caseara, por moradores, com alguns ferimentos no corpo.

Segundo a bióloga do Parque, Daiane Meyer, a provável causa dos ferimentos aponta para atropelamento na rodovia de acesso à cidade.

No primeiro momento, a equipe buscou apoio veterinário da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária para os devidos cuidados, e agora o animal está sob observação na sede da Unidade de Conservação, enquanto se recupera para ser devolvido à natureza.

Paralelo a este trabalho, o órgão segue com a construção do Cemas - Centro de Manejo de Animais Silvestres. Proposto pelo Naturatins, em parceria com a Investco, Ibama e Associação Nossa Natureza, o projeto será um centro de recepção, triagem e cuidados aos animais vítimas de acidentes ou maus tratos, entregues ou apreendidos pelo órgão, que estejam impossibilitados de retornar ao ambiente natural.

Além deste projeto, o Naturatins vem realizando o trabalho de Monitoramento da Fauna Silvestre Atropelada ao longo da TO- 010, rodovia que liga Palmas ao município de Lajeado. O levantamento visa avaliar os impactos causados aos animais do cerrado que vivem na APA/Lajeado Área de Proteção Ambiental e no PEL - Parque Estadual do Lajeado, próximos a Palmas, a Coordenadoria de Áreas Protegidas.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Lajeado
  • UC Cantão
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.