Municípios se unem em prol da Floresta Nacional de Ipanema

Jornal Cruzeiro do Sul - https://www.jornalcruzeiro.com.br/ - 13/02/2018
Municípios se unem em prol da Floresta Nacional de Ipanema

Jornal Cruzeiro do Sul


Prefeitos de quatro municípios da região participaram na quinta-feira, 8 de fevereiro, no auditório da Academia Nacional da Biodiversidade da Floresta Nacional de Ipanema (ACAdebio), do ato de assinatura de termo de cooperação técnica pelo qual serão formalizadas ações voltadas à preservação e conservação do espaço. Segundo o diretor da unidade, Rafael Ferreira Costa, equipes de setores dos governos de Sorocaba, Iperó, Capela do Alto e de Araçoiaba da Serra serão capacitadas a trabalhar o manejo da floresta, além de receber orientações sobre formas de otimizar as vocações ambiental, turística e histórica da Flona.

Estiveram presentes os prefeitos José Crespo, de Sorocaba; Wanderley Polizelli, de Iperó, Dirlei Salas Ortega, de Araçoiaba, e Péricles Gonçalves, de Capela do Alto. A parceria tem o status de uma força tarefa agora oficializada, que pretende aproveitar o potencial existente no espaço atendendo, principalmente, a população da Região Metropolitana.

O diretor da Flona, Rafael Ferreira Costa, informou que em 2017 o local recebeu quase 50 mil visitantes. A partir da união de esforços ele acredita que esse número pode aumentar exponencialmente. O acordo, acrescentou, vai abrir campo para o trabalho conjunto. Funcionários das administrações parceiras serão capacitados para trabalhar o licenciamento ambiental e a fiscalização de práticas predatórias, além do manejo da fauna. Não raramente, disse Rafael Costa, animais que têm na Flona seu habitat natural, por conta da ocupação indiscriminada de seu ambiente, procuram as cidades. Programas de educação ambiental, fortalecimentos dos conselhos do meio ambiente das cidades participantes são outras medidas que o acordo irá trabalhar.

O aproveitamento do sítio histórico lá existente a partir de ações de restauração também será priorizado. A Flona é sede dos fornos onde aconteceu pela primeira vez no País a fundição do ferro dentro da Real Fábrica de São João de Ipanema, além da fábrica de armas brancas e o casarão de Adolfo Varnhagen, considerado o pai da história brasileira. Questionado sobre a ideia de utilizar a linha férrea que interliga o distrito de Brigadeiro Tobias e a sede da Floresta dentro de um projeto turístico esboçado há anos, o diretor da Flona informou que esse empreendimento tem sido discutido com uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que manifestou interesse de colocá-lo em prática e também pelo governo de Iperó.



https://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/859901/municipios-se-unem-em-prol-da-floresta-nacional-de-ipanema
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.