As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
22/01/2016
Mosaico promove curso de avistamento de aves

Um dos parques que integra o mosaico é Anavilhanas

O Parque Nacional de Anavilhanas, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), juntamente com a Secretaria de meio Ambiente do Amazonas (SEMA-AM) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) promoveram o primeiro curso de Avistamento de Aves no Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro.

Ao todo o curso durou quatro dias com aulas teóricas seguidas de prática em campo. Vinte e cinco alunos participaram das atividades, entre eles condutores turísticos de Novo Airão-AM, guias da região do Mosaico e jovens protagonistas da Reserva de Desenvovlvimento Sustentável (RDS) Estadual Rio Negro e Reserva Extrativista (RESEX) do Rio Unini, também administrada pelo ICMBio.

A região do Mosaico do Baixo Rio Negro possui um enorme potencial para o turismo de avistamento de aves, com destaques para as araras Ara Ararauna e Ara Macao, rabo-de-arame Pipra Filicauda, e choquinha-do-tapajós Myrmotherula klagesi.

Além disso foi promovido o avistamento de aves de hábitos noturnos sendo as espécies de corujas, urutaus e bacuraus os mais visados.

O objetivo do curso foi capacitar quem já trabalha com turismo no Mosaico para oferecer mais uma atividade segura, de qualidade e ecológica para a região.

A atividade foi realizada com recursos do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7538-mo...