MMA dá sinal verde para projeto de prevenção contra incêndios no Taim

Jornal Agora - http://www.jornalagora.com.br/ - 21/08/2013
A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, garantiu ontem que o projeto elaborado pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) para instalação de bases de monitoramento e prevenção de incêndios na Estação Ecológica do Taim (Esec/Taim) passa a ser prioridade para o ministério.

A confirmação foi dada durante reunião da ministra Izabela com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vicentin, mais o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Ricardo Cavalcanti e o deputado federal Fernando Marroni (PT), encarregado da apresentação do projeto.

"É uma proposta de custo relativamente baixo, que atenderá uma necessidade do ministério que hoje não tem nenhum tipo de projeto para proteger o Taim. Caberá ao ICMBio enriquecê-lo com mais alguns detalhes e poderemos executá-lo", declarou a ministra.

Orçado em R$ 269,4 mil, o projeto elaborado pelo professor Marcelo Dutra, da Furg, prevê a compra e instalação de quatro estações dotadas de equipamentos meteorológicos e análise do solo, que serão espalhadas pelos 10 mil hectares da reserva. Aliadas a um conjunto de sondas, estas estações possibilitarão cobrir toda a área do Taim e controlar dados como a umidade do solo e condições favoráveis a ocorrência de incêndios. Todo monitoramento será feito por meio remoto, através de uma central instalada no campus da Furg.

"O projeto já foi encaminhado ao presidente do ICMBio como prioridade de análise. Isso nos faz acreditar que até o final do ano possa começar a ser implantado", comentou Marroni ao final da reunião.



http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=47655
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.