"Meio Ambiente em Ação" mostrará importantes iniciativas da Secretaria do Meio Ambiente

Fundação Florestal - www.fflorestal.sp.gov.br - 29/03/2010
O evento acontecerá em 30 de março no Parque Vila-Lobos

Quatro novas Unidades de Conservação, com uma área total equivalente a aproximadamente 40 parques Villa-Lobos, serão criadas pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA, em evento na terça-feira, 30.03, às 10h, na nova sede administrativa do Parque Villa-Lobos. No evento "Meio Ambiente em Ação", serão criados dois Parques Estaduais, de Itaberaba e de Itapetinga; uma Floresta Estadual em Guarulhos; e o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, todos na região da Cantareira.

Essas áreas protegidas vão garantir a produção de água com qualidade para a Região Metropolitana de São Paulo, conforto climático, belas paisagens, lazer e a conservação da biodiversidade. Isso significa que mais do que água boa, teremos a certeza de um cenário natural riquíssimo, com vida em abundância e atrativos para todos aqueles que gostam de estar próximos da natureza.

Os indicadores para a criação das Unidades de Conservação nas serras de Itaberaba e de Itapetinga foram identificados a partir do esforço de equipes da SMA, Fundação Florestal, Instituto Florestal (IF) e da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV). O grupo técnico formado cruzou informações de um estudo do programa Biota, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que indica as áreas prioritárias para a criação de UCs importantes para a proteção da fauna e flora, com um levantamento dos fragmentos relevantes de mata atlântica apontados no inventário florestal do IF. Esse conjunto de dados, mapas e imagens foram sobrepostos, concluindo-se claramente pela importância de proteger 14.482 hectares da serra de Itaberaba e 14.591 hectares da serra de Itapetinga. São quase 30 mil hectares de mata atlântica adjacentes aos 7,9 mil hectares do Parque Estadual da Cantareira.

Além disso, no mesmo evento será encaminhada para a Assembléia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei Específica da Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Alto Juquery - APRM - AJ, que delimita áreas a serem protegidas e recuperadas do Sistema Cantareira. Fazem parte da região os municípios de Mairiporã, Nazaré Paulista, Caieiras, Franco da Rocha e São Paulo. A Projeto de Lei visa garantir a proteção da mata nativa e a qualidade da água que serve de abastecimento para cerca de 9 milhões de pessoas.

Outras realizações que acontecerão no evento Meio Ambiente em Ação:
-Decreto de congelamento da área estudada para uma nova UC de proteção integral em Bertioga
-Envio do Projeto de Lei que dispões sobre Pagamento por Serviços Ambientais
-Assinatura de Resolução sobre estudos técnicos para subsidiar alteração de limites e mudança de categoria em parques
-Assinatura de Resolução sobre autorização para realização de pousio para pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais visando à agricultura sustentável
-Assinatura de Resolução que dispões sobre a relação de produtos que geram resíduos sólidos de significativo impacto ambiental
-Assinatura de Resolução que regulamenta as atividades ou empreendimentos de uso e manejo de fauna silvestre
-Assinatura de Resolução que dispõe sobre a operacionalização e execução da licença ambiental
-Assinatura de Resolução a criação do Sistema de Informações de Recuperação de Áreas Mineradas - SIRAM
-Certificação dos municípios que cumpriram as pendências do projeto "Município Verde Azul"
-Lançamento do programa de voluntariado "Amigos do Verde"
-Investimento de R$ 4 milhões na fiscalização
-Entrega dos 32 planos de manejo espeleológicos
-Inauguração da sede Administrativa do Parque Villa-Lobos
-Anuncio da incorporação da área do canteiro de obras do metrô ao Parque Villa-Lobos
-Lançamento do Caderno de Educação Ambiental das Unidades de Conservação da Natureza

http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=120
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantareira
  • UC Itaberaba
  • UC Itapetinga
  • UC Guarulhos
  • UC Pedra Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.