As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/
19/08/2015
Jabuti e resgatado durante combate as queimadas

Um jabuti (gerochelone carbonária) foi resgatado de um incêndio dentro das fazendas que fazem parte do Monumento Natural de Árvores Fossilizadas (Mnafto), no distrito de Bielândia, no município de Filadélfia. O resgate ocorreu nesta terça-feira, 18, por meio da equipe de brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

"O jabuti foi encontrado tentando escapar do fogo e a equipe o recolheu para verificar se estava ferido. Ainda bem que não sofreu nada e o ele foi solto em um local seguro", explicou o gerente do Mnafto, Hermísio Alecrim.

Desde o início do período da seca, Hermísio Alecrim informou que a equipe combateu dois incêndios dentro da unidade de conservação. "Temos 10 brigadistas e dois guardas-parques, a partir de agora o nosso cuidado é redobrado, pois com o tempo mais seco as queimadas estão mais propícias", disse.

O gerente Hermísio Alecrim explicou ainda que os animais silvestres estão em situação de vulnerabilidade. "O nosso cuidado é que não ocorra incêndio de forma nenhuma, mas, quando acontece, agimos de forma rápida e sempre de olho para ver se existe algum bicho em situação de risco", esclareceu.

Brigadistas

Durante o período de estiagem, entre os meses de julho a novembro, o Naturatins realiza ações de combate e controle de queimadas nos quatro parques estaduais: Jalapão, Cantão, Lajeado e Monumento das Árvores Fossilizadas. Para este ano, o órgão contratou 50 brigadistas distribuídos nas quatro unidades de conservação.

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/8/19/jabuti-e-resgatado-durante...