Incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já dura mais de 72h, em Goiás

G1 - http://g1.globo.com/ - 14/10/2017
Corpo de Bombeiros segue no combate às chamas, mas destaca que foco está em área isolada do parque. Visitação para turistas segue suspensa.



O Corpo de Bombeiros continua a combater na manhã deste sábado (14) o incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste de Goiás. De acordo com a corporação, o trabalho já passa de 72 horas. A visitação no local continua suspensa.

Segundo a corporação, existem mais de 50 pessoas envolvidas na operação, mas, em função das chamas em áreas de difícil acesso, há dificuldade para extinguir o fogo, que está próximo ao Distrito de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás.

O fogo começou na quarta-feira (11) e atingiu duas áreas que não fazem parte da visitação. No entanto, as chamas se aproximaram de regiões onde há pousadas e de pontos turísticos, fazendo com que a entrada de visitantes fosse suspensa.

O capitão Pedro Nimerson Ferreira Neri explicou que o local deve continuar fechado para o público durante o combate às chamas por questões de segurança.

"Dos dois focos que estavam lá dentro do parque, um foi extinto, era o que ameaçava áreas habitadas. Porém, o outro que atinge regiões de difícil acesso, dentro de canyons, onde não conseguimos acessar, segue ativo. Ele fica em uma área isolada, não há risco para a população, no entanto, se não combatidos, pode atingir pontos turísticos", contou.

Ainda não há informações sobre a extensão total da área atingida. Segundo os bombeiros, brigadistas de Alto Paraíso recebem apoio de aviões tanque, voluntários e bombeiros do DF para apagar as chamas.

Os trabalhos também ocorrem em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).



https://g1.globo.com/goias/noticia/incendio-que-atinge-o-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros-ja-dura-mais-de-72h-em-goias.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.