Incêndio na Serra da Bocaina destrói área de 1600 campos de futebol

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/09/2017
Incêndio foi extinto no domingo (24) e destruiu 1.200 hectares de verde. A serra fica entre Bananal e São José do Barreiro, em SP, quase no Rio.



O Corpo de Bombeiros e o Instituto Florestal afirmaram que está controlado o incêndio na Serra da Bocaina. O que era verde virou cinza. O cenário é de devastação na Serra da Bocaina em Bananal, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Desde a madrugada de terça-feira o fogo já consumiu uma área de mil e duzentos hectares - o equivalente a mil e seiscentos campos de futebol.

"Foi uma tragédia ambiental que ocorreu. Diversos pássaros, mamíferos, répteis e espécies nativas na mata atlântica foram afetados, embaúba, assim como diversas árvores", comentou Thiago Nogueira, gestor da Estação Ecológica de Bananal.

Três helicópteros da Polícia Militar passaram o fim de semana trabalhando para apagar o fogo. Em terra, setenta bombeiros e mais setenta e cinco voluntários. Uma equipe grande para tentar proteger a Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Bananal, que não foi atingida até agora.

Ainda assim, o prejuízo ambiental é enorme. Um posto de comando para centralizar as operações de combate foi montado em uma escola da cidade. No domingo (25) o fogo chegou muito perto das casas e deixou as pessoas em desespero.

Nesta segunda (25) o cenário que visto de cima, a sensação é de um pouco mais de alívio. Segundo o Corpo de Bombeiros e o Instituto Florestal, o fogo está controlado. Mas ainda existem pequenos focos de incêndio na mata como se vê de cima (veja no vídeo acima). O que poderia resolver de vez o problema é a chuva, mas ela ainda não chegou.

No centro-oeste há focos de queimadas em todos os estados. Um risco também nas áreas urbanas. Veja mais detalhes no vídeo acima.



http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2017/09/incendio-na-serra-da-bocaina-destroi-area-de-1600-campos-de-futebol.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bananal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.