Flona de Ipanema realiza capacitação para Condutores

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 31/07/2018
Flona de Ipanema realiza capacitação para Condutores
31 de Julho de 2018, 17h46

Treinamento envolveu 25 jovens dos municípios do entorno da unidade.

A Floresta Nacional de Ipanema realizou uma capacitação para condutores de visitantes na unidade. O treinamento envolveu 25 jovens dos municípios do entorno da unidade (Iperó, Capela do Alto a Araçoiaba da Serra), formados por estudantes do ensino médio e de graduação de turismo, biologia e engenharia ambiental, professores e alguns moradores dos assentamentos situados no interior da Flona envolvidos com turismo rural, além da participação dos atuais condutores de visitantes.

Desenvolvida em 7 módulos, com um total de 48 horas/aula, a capacitação, que começou em maio e encerrou em julho, compreendeu aulas teóricas e práticas. Os temas abordados incluíram as diretrizes da visitação em unidades de conservação; conceito e princípios da interpretação ambiental e excelência no atendimento ao visitante; características ambientais e histórico-culturais, plano de manejo, zoneamento, normas de manejo e características do uso público da Flona; atendimento de primeiros socorros, acidentes com animais peçonhentos e noções de gerenciamento de riscos e resgate em ambientes remotos. A metodologia utilizada compreendeu debates, apresentações, trabalhos em grupo, dramatizações, discussões, saídas de campo para estudo do meio e conhecimento sobre as trilhas da UC e troca de experiências com os antigos condutores.
Foto Maria Helena Almeidaa
A capacitação visa atender às diretrizes, que estabelece as normas e os procedimentos para a prestação do serviço de condução de visitantes em UC federais e a necessidade de ampliar o serviço diante do crescimento da visitação, situação que se tem observado nos últimos anos na Flona de Ipanema.

"A capacitação é uma forma de integrar a unidade às comunidades do entorno da Flona, promover o conhecimento e a geração de renda", diz a coordenadora do curso, a analista ambiental Maria Helena R. de Almeida. Na avaliação de Huayras Satto, morador de Iperó, "o curso foi muito além das expectativas". "Acredito que com a convivência com os demais condutores, conseguirei ter todas as informações, históricas, geológicas, de flora e fauna na memória", ressalta. Para Júlio César Amaro, morador do Assentamento Ipanema, "o módulo de interpretação ambiental foi uma das melhores experiências que já teve. "Foi uma aula muito rica em conhecimento e sentimentos, me apaixonei e entendi mais a natureza!".

Como atividade de fechamento do curso, o grupo dos novos condutores da Flona de Ipanema realizará uma visita técnica ao Parque Nacional de Itatiaia, nos dias 3 a 5 de agosto, a fim de conhecer a realidade de uma outra categoria de unidade de conservação, que também tem na visitação um de seus principais objetivos.

Apoios
A capacitação contou com o apoio da ACADEBio, Parna de Itatiaia e CGEUP/DIMAN, e com a colaboração de professores e palestrantes convidados do Instituto de Geociência e Escola Politécnica da USP, Laboratório de Ecologia da UNIP, Projeto Salvar/Sorocaba, de pesquisadores da história da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema e dos Condutores de Visitantes da Associação de Monitores Ambientais Tupiniquins.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9854-flona-de-ipanema-realiza-capacitacao-para-condutores
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.