"Férias Ecológicas" chega ao fim com grande festa

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 04/02/2013
A edição 2013 do programa Férias Ecológicas, tradicional campanha de educação ambiental do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, foi um sucesso. A atividade, encerrada no sábado (2), foi promovida pela Base Avançada do Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), por meio do Projeto Golfinho Rotador e patrocínio da Petrobras.

Na festa de encerramento, instrutores e alunos das oficinas de maracatu, circo e pintura de rosto fizeram apresentações em conjunto com grupos de maracatu e de circo de Fernando de Noronha. A animação tomou conta de todos.

Segundo José Martins, coordenador do Golfinho Rotador, o programa Férias Ecológicas têm o objetivo de sensibilizar a comunidade de Fernando de Noronha para as questões ambientais, promovendo a formação de cidadãos conscientes, comprometidos com o meio ambiente local e planetário.

Programa vem desde 1990

O programa começou em 1990 e tem como objetivo preencher o tempo ocioso das crianças e adolescentes da ilha durante o período de recesso escolar com atividades lúdico-educativas ambientais.

Com foco no conceito "conhecer para preservar", o programa realiza trilhas interpretativas, mergulhos em áreas protegidas, passeios de barco, visita às empresas de saneamento, energia e água local, atividades artísticas e jogos ambientais.

Ao todo, na edição de 2013, 113 pessoas participaram das atividades do Férias Ecológicas, sendo três educadoras ambientais, nove monitores (jovens noronhenses) e 101 participantes com idade de 4 a 14 anos.

Atividades duraram um mês

A programação foi aberta na primeira semana de janeiro, com oficinas de surf, mergulho autônomo e maracatu. Ao longo do mês, à tarde, foi promovida oficina de fantoches. Todas essas ações envolveram 52 crianças.

Os educadores trabalharam o conceito "eu-universo" para mostrar a relação que cada ser humano tem com o meio ambiente local e global. A partir dessa ideia, explicaram como cada um pode ajudar a proteger a natureza, passando por Fernando de Noronha, demais ecossistemas e, por fim, o planeta Terra.

Para isso, exibiram vídeos educativos e promoveram atividades artísticas - desenhos, construção de maquetes e esculturas em coco e na areia -; lúdicas - caça ao tesouro, passeio de barco, excursão à Mata da Sapata; e vivenciais - produção de reportagens sobre a Usina de Tratamento e Destino Final de Resíduos Sólidos de Fernando de Noronha e a Estação de Tratamento de Água e Esgoto. Essas últimas foram supervisionadas pela TV Golfinho.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3667-ferias-ecologicas-chega-ao-fim-com-grande-festa.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.