Estudantes de arqueologia investigam presença ameríndia no Marajó

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com - 12/07/2016
Sítio de escavações é realizado pelo Museu Goeldi, a Middle Tennessee State University e a Universidade de Seul


Famosa pela diversidade de sua beleza natural, a Floresta Nacional de Caxiuanã, no Marajó, guarda em seu solo outras riquezas menos visíveis. Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) encontraram ali testemunhos da presença de antigos povos ameríndios. Fragmentos de cerâmica, restos de habitações, instrumentos de caça e pesca, dentre outros vestígios de povos ancestrais, foram localizados em sítios arqueológicos da região.

O material cerâmico e a paisagem dos sítios estão sendo estudados pelos participantes do "Sítio-escola de Arqueologia", uma cooperação internacional entre o Museu Goeldi, a Middle Tennessee State University (MSTU) e a Universidade de Seul (SNU).

O Sítio-Escola acontece nesse mês de julho em Caxiuanã tendo como base de apoio a Estação Científica Ferreira Pena (ECFPn) que o Museu Goeldi mantém naquela floresta nacional. Estudantes brasileiros, norte-americanos e coreanos colaboram nas escavações arqueológicas e são treinados por uma equipe de pesquisadores experientes, liderados pela arquóloga Helena Lima, da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi.

Um dos objetivos do projeto é de apresentar aos futuros pesquisadores novas idéias e métodos para reconstruir a ecologia dos sítios arqueológicos e o intercâmbio cultural na Amazônia. O programa do Sítio-Escola de Arqueologia também inclui aulas nos laboratórios da Reserva Arqueológica do Goeldi no campus de pesquisa da instituição, em Belém.



http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/ciencia-e-tecnologia/estudantes-de-arqueologia-investigam-presenca-amerindia-na-floresta-caxinaua-marajo/?cHash=bcc164042753c94caaeb562d4026e47f
Arqueologia

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caxiuanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.