As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
08/11/2011
ESEC Taim inicia atividades de educacao ambiental com pescadores

No início deste mês foi iniciado o defeso da atividade de pesca nas Lagoas Mirim, Mangueira e seus tributários, região que compreende e contorna a Estação Ecológica (Esec) do Taim, unidade de conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Rio Grande do Sul.

A equipe da Esec do Taim, planejou este ano uma atividade de educação ambiental com os pescadores artesanais. Durante a atividade, fiscais da unidade foram até as comunidades da região e durante os contatos e conversas distribuíram folhetos explicativos aos pescadores abordando temas como o período e a importância deste defeso para a sobrevivência do pescado e consequentemente da sustentação da atividade pesqueira.

Segundo Ana Carolina Canary, analista ambiental da Esec Taim, que coordenou a atividade, a atividade de educação ambiental foi muito importante. "Temos como função fiscalizar e também educar a comunidade do entorno para que consigamos efetivamente preservar a unidade", explica Canary.

A iniciativa da unidade de ir até a comunidade pesqueira visa aproximar a unidade dos usuários dos recursos, sensibilizar essas comunidades e reduzir conflitos na gestão desse aspecto de grande importância socioambiental para a região.

A atividade teve muita receptividade pela comunidade de pescadores, que identificaram a importância deste fechamento da pesca. A ação segue até o final do defeso, prevista para o final do mês de janeiro.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/2317-esec-taim-in...