Equipe do Parque Nacional Lagoa do Peixe conta suas aves

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 02/10/2017
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) e o Parque Nacional Lagoa do Peixe (RS) realizaram o primeiro de três censos de aves migratórias da temporada inverno 2017/2018. O trabalho teve como objetivos estimar a abundância e monitorar a migração e o uso dos ambientes encontrados no Parque Nacional Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul. O censo foi realizado nos dias 25 e 27 de setembro.

Aves limícolas são animais que costumam habitar zonas úmidas costeiras, como estuários e lagunas. O censo também contou com a participação de especialistas e voluntários da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade do Vale do dos Sinos (Unisinos), SAVE Brasil. O Parque Nacional é o destino de aves como maçaricos e batuíras, que nesta época do ano migram do Hemisfério Norte, fugindo do inverno boreal, para descansarem e se alimentarem no parque, que dispõe de uma grande diversidade de espécies.

Espécies como o maçarico-acanelado, maçarico-de-colete e baituruçu migrantes já chegaram em pequenos grupos no Parna Lagoa do Peixe, e outras espécies como o piru-piru, maçarico-grande-da-perna-amarela e maçarico-pequeno-da-perna-amarela predominam nas praias.

O censo é importante para verificar as tendências populacionais e avaliar a eficiência dos esforços conservacionistas. Nas últimas décadas foi constatado o declínio de até 80% de populações de maçaricos e batuíras.

O trabalho faz parte do projeto Monitoramento das Aves Migratórias em Unidades de Conservação Federais com recursos oriundos do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - CEF-Mar, do Ministério do Meio Ambiente, em conformidade com o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves Limícolas Migratórias.



http://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/equipe-do-parque-nacional-lagoa-do-peixe-conta-suas-aves/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lagoa do Peixe (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.