As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Agencia de Noticias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/
24/10/2016
Diversidade de especies no Jurua favorece atividade de observacao de aves

Nos últimos anos, a atividade de observação de aves, conhecida internacionalmente como birdwatching, tem crescido e fomentado o ecoturismo no Acre.

Para consolidar essa prática, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), está desenvolvendo um estudo para criação de um roteiro turístico científico em suas Unidades de Conservação (UCs).

No Vale do Juruá, o mapeamento de áreas propícias à recepção de observadores de aves está em processo de conclusão. Pelo que já foi analisado, conclui-se que a região apresenta grande potencial para geração de demandas no setor, pois concentra vasta quantidade de espécies raras.

O estudo está sendo realizado na Área de Relevante Interesse Ecológico Japiim-Pentecoste, localizada em Mâncio Lima.

"Queremos ofertar, no próximo ano, um circuito de birdwatching no Juruá, consolidando a prática no estado e ampliando os locais de realização da atividade", frisou o biólogo da Sema e observador de aves, Ricardo Plácido.

Capacitação

Ao mesmo tempo em que faz estudo detalhado da área, o governo do Estado desenvolve propostas socioeconômicas, geradoras de emprego e renda para os moradores das UCs.

Para isso, cursos de capacitação com os comunitários estão sendo pensados. A qualificação visa organizar e preparar as comunidades para a recepção dos ecoturistas praticantes de observação de aves no Acre.

http://www.agencia.ac.gov.br/diversidade-de-especies-no-jurua-favorece-a...