Definida condução de visitantes no Parque das Emas

Instituto Chico Mendes - 15/01/2016
Brasília (15/01/2016) - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) definiu recentemente por meio da Portaria de Ordenamento no 1, de 6 de janeiro de 2016, as normas e procedimentos para o credenciamento e a autorização para a atividade de condução de visitantes no Parque Nacional das Emas, unidade de conservação sob sua gestão localizada em Goiás.

A Portaria define três tipos de atrativos: as trilhas guiadas, as trilhas auto guiadas e as atividades monitoradas. Após essa publicação a equipe do PNE fará o recadastramento de condutores e guias nos moldes estabelecidos na norma e dará um curso sobre o Parque Nacional.

A contratação de condutores de visitantes no Parque Nacional das Emas é uma opção oferecida aos visitantes, sendo obrigatória nas trilhas determinadas "guiadas" e nas atividades que exijam a presença de instrutor ou monitor especializado. As atividades incluem trilhas, camping, ciclismo, dentre outras.

A atividade do condutor está prevista na Instrução Normativa do ICMBio no 08, de 18/09/2008, em geral de forma não obrigatória, e é uma forma de incentivar a participação das comunidades locais nas atividades da unidade de conservação, tornando-se uma opção extra de geração de renda para a população.

Embora não seja uma obrigatoriedade, várias unidades de conservação optam por disciplinar a atuação de condutores e incentivar o envolvimento da população da região, estabelecendo as regras e normas para o desenvolvimento da atividade, assim como critérios que assegurem uma capacitação básica comum a todos os prestadores de serviço, avaliando periodicamente seu desempenho.

A contratação do condutor, nestes casos, é uma opção do visitante. Além de orientar sobre o percurso e zelar pela segurança do visitante e do ambiente, o condutor pode enriquecer a visita agregando mais informações e curiosidades sobre a unidade de conservação e a cultura local.

Alguns outros Parques Nacionais que fazem o cadastramento de condutores, disponibilizando ao visitante opção de contratar ou não o serviço são os Parques Nacionais da Serra dos Órgãos (RJ), Itatiaia (RJ), Serra da Canastra (MG) e Fernando de Noronha (PE).

A publicação das portarias é o resultado de um processo de discussão entre a equipe gestora da unidade, o conselho consultivo, a comunidade local, entidades parceiras e o trade turístico. Não existe uma previsão de quantas serão publicadas com esta finalidade, uma vez que ela não é obrigatória para que a visitação ocorra, porém, o ICMBio trabalha continuamente para o ordenamento da prestação de serviços que são oferecidos nas unidades de conservação.

Íntegra da notícia: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7488-definida-conducao-de-visitantes-no-parque-nacional-das-emas.html
Mineração:Empresas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Emas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.