As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

G1 - http://g1.globo.com/
23/10/2017
Brigadistas e avioes tentam conter fogo na Serra da Capivara

ICMBio falou de acabar com focos ainda na segunda-feira (23). Aviões jogam água nas encostas da serra para tentar evitar que incêndio se propague.

Brigadistas continuam tentando conter o incêndio que destruiu parte da Serra da Capivara desde o último sábado (21). Imagens aéreas enviadas pelo fotógrafo André Pessoa mostram parte da área que foi queimada na Serra da Capivara. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o trabalho é concentrado em tentar conter o incêndio com água nas encostas da serra.

Segundo a coordenadora regional do ICMBio no Piauí, Ana Célia Coelho, o trabalho de dois aviões no momento é para tentar evitar que o fogo se expanda para além das encostas. "Hoje estavam os aviões fazendo sobrevoo jogando água nas encostas. A previsão era acabar com o fogo ainda nesta segunda-feira", relatou Ana Célia Coelho sobre o apoio das aeronaves para apagar o fogo.

A coordenadora explicou que o fogo chegou a avançar para um corredor ecológico ligado ao Parque Nacional Serra da Capivara. Contudo, a principal área do incêndio está fora do parque. "É em grande parte fora do parque e que avança em direção a um corredor ecológico. Tem 40 combatentes do ICMBio e os bombeiros de prontidão, assim como a equipe do Ibama", contou a coordenadora do instituto.

De acordo com a coordenadora apenas depois que o incêndio for controlado será possível ter uma noção da área exata que foi incendiada.

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/brigadistas-e-avioes-tentam-conter...