Balão causa incêndio na Floresta Nacional de Ipanema em Iperó

Diario de Pernambuco - http://www.diariodepernambuco.com.br/ - 07/12/2014
Um incêndio causado pela queda de um balão destruiu oito mil metros quadrados de mata na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema unidade de conservação federal, em Iperó, região de Sorocaba, neste domingo, 7. Os danos só não foram maior porque os brigadistas da unidade, auxiliados por funcionários e voluntários, bloquearam e apagaram as chamas. Eles usaram tratores e veículos com tanques para controlar o fogo. A floresta é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As chamas atingiram árvores e vegetação rasteira numa área próxima dos sítios históricos com ruínas de fornos construídos por Afonso Sardinha no século 16, numa das primeiras tentativas de fundir ferro em território brasileiro. O fogo foi contido antes de atingir as áreas mais preservadas da floresta, com remanescentes de Mata Atlântica.

De acordo com a administração da Flona, brigadistas viram quando o balão, com cerca de dez metros de altura, se aproximava do local. Eles acompanharam a queda e agiram rapidamente. A Polícia Civil de Iperó vai investigar a soltura do balão, considerada crime ambiental.



http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2014/12/07/interna_brasil,547717/balao-causa-incendio-na-floresta-nacional-de-ipanema-em-ipero.shtml
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.