"Aventura Selvagem" no Parque Estadual da Ilha Anchieta

FF - http://www.fflorestal.sp.gov.br - 30/09/2011
Alunos de uma escola municipal de Ubatuba viveram uma "Aventura Selvagem" ao lado de Richard Ramussen no último sábado. O apresentador esteve na cidade para gravar a edição especial do Dia das Crianças, que irá ao ar na quinta-feira, 14 de outubro, às 20h15. Entre os lugares visitados, as crianças tiveram a oportunidade de fazer um passeio de escuna até o Parque Estadual da Ilha Anchieta, onde tiveram contato com animais típicos da Mata Atlântica, como quatis, macaquinhos conhecidos como saguis do tufo preto, cotias e outros bichos. Durante o trajeto de barco, as crianças puderam tocar e conhecer animais marinhos que vivem no tanque de toque do Aquário de Ubatuba.

Com muita espontaneidade, o apresentador conversava com as câmeras e com as crianças que o acompanharam na gravação, explicando a importância de uma unidade de conservação como o Parque Estadual da Ilha Anchieta; sobre o comportamento dos animais e sobre as formas de interagir com eles de forma segura e respeitosa. Por ter um programa que mistura aventura, conhecimentos de natureza, diversão e interatividade com os mais diversos animais, Richard conquistou o público infanto-juvenil. Durante as gravações, os estudantes pareciam fascinados por estarem ao lado de um ídolo, vivendo com ele, uma de suas aventuras.

Rasmussem explica que a televisão é uma ferramenta muito eficiente, porém pouco explorada para promover a educação ambiental. "Nosso programa atrai o público por ter entretenimento, mas principalmente, por mostrar os bichos em seu habitat, de forma dinâmica, divertida e com conteúdo de informações. Aqui, no nosso caso, uma saída como esta vale por dez aulas dentro da sala de aula. Por estarmos numa unidade de conservação, estamos tendo contato com elementos de história, geografia e biologia, sem falar no contato com a natureza, que é uma experiência impagável." Sobre gravar em Ubatuba, o apresentador comenta: "Venho muito a Ubatuba, por ser uma cidade com características especiais: natureza preservada, bons pontos de mergulho e grande biodiversidade", finaliza.

Inauguração da Ong Dacnis A visita da equipe do programa Aventura Selvagem também foi motivada pela inauguração da Ong Dacnis, realizada no último domingo, 25. A Ong Dacnis está sediada em Ubatuba e tem como enfoque de trabalho a defesa da Mata Atlântica e de seus habitantes. Por esta razão, o grupo desenvolve projetos que focam não somente o estudo de espécies da mata, mas também envolve as comunidades locais, considerando o conhecimento popular como algo de extrema importância para as pesquisas científicas.




http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=264
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Anchieta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.