As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Portal N1 - http://vtxnews.blogspot.com.br/
02/12/2013
Audiencia Publica aprova Unidade de Coservacao no Taboleiro do EMBAUBAL

No Estado do Pará a maior produção de filhotes de tartaruga-da-amazônia ocorre na praia do Juncal no Tabuleiro de Embaubal.

"O Tabuleiro do Embaubal é um arquipélago que possui grande quantidade de ilhas que formam praias no período seco, e têm importância fundamental para a desova de quelônios aquáticos amazônicos. Ali, pode ser encontrada a maior subpopulação da tartaruga-da-amazônia Podocnemis expansa, assim como grandes populações de duas outras espécies, sendo elas: o tracajá P. unifilis e o pitiú P. Sextuberculata".

Na quinta-feira (28), no ginásio poliesportivo do município de Senador José Porfírio, localizado aproximadamente a 800 km de Belém (PA), na região de integração do Xingu, o Governo do Estado em parceria com as prefeituras, apoio da WWF e Instituto de Floresta Tropical (IFT), realizou-se a Consulta Pública para a aprovação da Criação de duas Unidades de Conservação (UC) no Tabuleiro do Embaubal.

A necessidade da criação das Unidades de Conservação foi embasada em estudos ambientais, socioeconômicos e fundiários realizados na região. Será criada uma UC para a proteção integral desses ambientes naturais, assegurando a existência e reprodução das espécies da flora e fauna, denominada Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) e outra UC para o uso sustentável através da criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), com o objetivo de assegurar as condições e meios para a reprodução e melhoria da qualidade de vida e exploração dos recursos naturais das populações tradicionais, principalmente pescadores e ribeirinhos. Saloma Mendes Oliveira, geógrafa disse: "A Construção de um novo modelo de Gestão Partilhada envolve experiencia e aprendizado, respeita as questões sobre sustentabilidade conceituando como base estrategica a tecnica de integração sistematizada. Senador José Porfírio e Vitória do Xingu consolidarão experiencias de diferentes entidades afins. Assim vamos trabalhar para o bem de nosso povo (ribeirinhos, pescadores e outros), queremos mostrar para o mundo um modelo de Gestão desenvolvida e bem aplicada".

Jovens de Vitória do Xingu(PA) se mobilizaram para a Consulta Pública. Maria Benedita, à frente, segunda da esquerda p/direita.

A votação que aprovou a criação das UC teve cento e oitenta e sete (187) votos a favor, dezessete (17) contra e uma (1) abstenção. Os participantes, dentre eles moradores, pescadores, estudantes da UFPA campus Altamira, jovens e lideranças do município e também de Vitória do Xingu, fizeram perguntas e debateram, principalmente, sobre as garantias necessárias para a qualidade de vida das famílias moradoras no entorno que dependem das espécies para sua sobrevivência.

Filha de pescadores, Maria Benedita, 30 anos, cresceu às margens do rio Xingu e é pescadora desde criança. Atualmente participa no Programa PROJOVEM da Prefeitura de Vitória do Xingu na formação em pesca e silvicultura: "hoje sou pescadora profissional e sei a importância de preservar a fauna e o meio ambiente. Agora posso repassar isso para meu filho e meus familiares, que pensavam de forma errada. Embora a consulta pública não tenha sido clara para que todos os pescadores pudessem compreender a importância da criação da UC, eu apoio iniciativas que tragam benefícios para todos".

Para nós que moramos em Vitória do Xingu, lembramos muito bém o empenho que a professora Zezé tinha a cada ano no período da desolva das tartarugas, pois sempre conseguia um barco para levar grupos de alunos e profressores voluntários, para ajudar na retirada dos filhotes das covas, pois os predadores atacam muito nesta época, pricipalmente os jacarés e os urubus, com certeza ela ficará alegre com esta noticia.

http://vtxnews.blogspot.com.br/2013/12/audiencia-publica-aprova-unidade-...