Arquipélago de Alcatrazes em São Sebastião será aberto aos turistas

G1 - http://g1.globo.com/ - 10/08/2016
Estação ecológica tinha acesso restrito; decreto altera classificação.
Plano de manejo deve definir como o turismo será explorado na área.


O arquipélago de Alcatrazes, segundo maior do Brasil, localizado no litoral norte de São Paulo, foi oficializado como Refúgio de Vida Silvestre. Com o título, publicado no Diário Oficial no último dia 2, a área passa a ser totalmente protegida e pode ser aberta à visitação e mergulho.

O arquipélago, também usado como zona militar até 2013 para treino de tiro de guerra, é protegido por uma estação ecológica e tinha o acesso restrito - a visitação era permitida apenas com a intenção de pesquisa e se fosse autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidado (ICMBio), administrador da Estação Ecológica Tupinambás, agora gestora do refúgio.

O objetivo do decreto que transforma a área em refúgio é proteger o ambiente. O arquipélago já era parcialmente protegido, mas com o decreto, toda área ganha proteção. O local tem 67 mil hectares e 13 ilhas a cerca de 40 quilômetros da costa de São Sebastião (SP).

O uso do espaço e recursos, como pesca e extração, continuam proibidos com a classificação do arquipélago para refúgio. O local é considerado bercário de espécies, inclusive em extinção.

Plano de manejo
No turismo, depois de elaborado um plano de manejo, devem ser permitidos passeios de barcos e mergulho. O plano deve definir regras e critérios para acesso às ilhas.

Ainda não há uma data definida para o início da liberação das atividades, mas há pretensão de contratação de moradores do litoral para trabalhar no local.

"Temos expectativa de começar as licitações para as contratações de empresas para trabalharem no refúgio no primeiro semestre do ano que vem. Ainda vamos planejar, porque precisamos de monitores, pessoas envolvidas com o passeio náutico, mergulho", afirmou Kelen Leite, chefe da Estação Ecológica.

Um estudo está sendo realizado para avaliar como será executado o turismo no local, sem causar impacto ao meio ambiente. Ainda não há um prazo para que fique pronto, mas serão agendada reuniões participativas com os moradores de São Sebastião para o planejamento.

Riquezas
O arquipélago de Alcatrazes abriga uns dos maiores ninhais do país de fragatas, atobás e gaivotões e protege diversas espécies com risco de extinção, como jararaca, perereca e a rã de Alcatrazes.

A vegetação do arquipélago é caracterizada por áreas de Mata Atlântica e campos rupestres, com presença de espécies endêmicas como o antúrio e uma begônia.

Alcatrazes também é o principal local de abrigo, alimentação e descanso de tartarugas marinhas da costa de São Paulo. Em suas águas são encontradas cerca de 260 espécies de peixes, sendo considerada a região de fauna recifal mais conservada do Sudeste e Sul do Brasil.

Há intensa ocorrência de baleias e golfinhos, sendo ao todo 13 espécies registradas para o arquipélago, com destaque para a baleia de Bryde e o golfinho pintado do atlântico.



http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/08/arquipelago-de-alcatrazes-em-sao-sebastiao-sera-aberto-aos-turistas.html
UC:Refúgio da Vida Silvestre

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Arquipélago de Alcatrazes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.