APA do Jalapão completa 17 anos

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 31/07/2017
Nesta segunda-feira, 31, a Área de Proteção Ambiental do Jalapão - APA do Jalapão completa 17 anos de criação. Com cerca de 462 mil ha a APA foi criada no ano de 2000 e funciona como uma zona de amortecimento para o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) propiciando a conectividade de proteção entre Parque e outras duas unidades de conservação da região, entre elas, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

De acordo com informações da supervisora de Gestão da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, atualmente a unidade oferece apoio a importantes atividades ambientais para a região. "As principais atividades apoiadas pela equipe da APA estão relacionadas ao manejo integrado do fogo, ao extrativismo sustentável, a agricultura familiar e ao turismo de base comunitária. E desde 2015, a APA do Jalapão vem realizando encontros com as comunidades rurais tendo o Manejo Integrado do Fogo como estratégia de gestão do território", destacou.

A APA do Jalapão dispõe de um levantamento do Sistema de Gestão de Unidades de Conservação (GESTO) onde estão registradas uma grande variedade de espécies, num total de 818 registros; sendo 434 tipos de flora, 56 de mamíferos, 214 de aves, 25 de anfíbios, 44 de répteis e 45 de peixes.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2017/7/31/apa-do-jalapao-completa-17-anos/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral do Tocantins
  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.