Universidade paulista avalia estado de conservação de imóveis dentro da Flona de Ipanema

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 04/08/2009
Um grupo de cem alunos do curso de arquitetura da Universidade Paulista (Unip), campus Sorocaba (SP), faz o levantamento e estudo sobre as condições e o uso futuro dos imóveis da Vila São João de Ipanema, originalmente destinada à habitação funcional no interior da Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em Iperó (SP). O trabalho é coordenado pela professora Silvana Dudonis Vitorelo Iizuka.

O levantamento e estudo, devidamente inscritos no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade (Sisbio), do Instituto Chico Mendes, que administra a Flona, indicarão o estado de deterioração dos imóveis, as construções que já não têm condições de uso e proporá soluções, dentro das necessidades de ocupação, seja administrativa, seja de habitação funcional, para a organização desse espaço, em atendimento ao Plano de Manejo da Flona, que está em processo de revisão.

Inserida em duas zonas, a de Uso Especial e a de Uso Intensivo, a Vila São João de Ipanema abriga o Viveiro de Espécies Florestais, o Centro de Visitantes, a sede da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, a Casa de Apoio dos Serviços Gerais, a Casa de Apoio da Coleta Seletiva, a Casa de Apoio dos Monitores Ambientais, a Casa de Apoio aos Pesquisadores, casas de hóspedes e imóveis funcionais, além de ter prédio cedido para a Prefeitura de Iperó, no qual está instalada a EMEIF D. Gláucia Aparecida Andrade Nogueira, imóvel cedido para a Igreja católica, e prédio da antiga usina de adubos superfosfatados, cedido para a Congregação do Brasil.

O levantamento da Unip permitirá que se conheçam as reais condições das construções da Vila São João de Ipanema. Os estudos servirão para organizar o espaço, permitindo a ocupação e a definição de uso de acordo com os objetivos do Plano de Manejo da Floresta Nacional de Ipanema. A definição de usos futuros permitirá que se conservem imóveis que tombados pelo Iphan, embora não estejam descritos na zona histórico-cultural.
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.