Técnicos do Parque Estadual do Jalapão realizam atividades com estudantes e comunitários

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 09/11/2016
A equipe técnica do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) realizou no último fim de semana diversas ações que envolveram estudantes e os comunitários do interior e entorno do Parque. No dia 4, os técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), estiveram no Colégio Estadual Cooperativa do Chapadão, na Vila Panambi.

Na oportunidade a inspetora de recursos naturais do PEJ, Hellen Flávia Teixeira Cunha, acompanhada da equipe formada por agente de Manejo Integrado do Fogo (MIF) que atuam no PEJ, engenheira ambiental e de um técnico Ambiental, ambos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), estiveram com os alunos do 6o ao 9o ano, daquela unidade de ensino.

"Nós fomos até o colégio para atender a solicitação de uma professora, quando fizemos uma palestra sobre compostagem. Ocasião que junto com os estudantes construímos uma composteira. Nesta ação tivemos o apoio dos técnicos da Semarh, apontou".

Ainda durante a palestra foi enfocada a problemática dos resíduos orgânicos e a importância de se fazer compostagem com os referidos resíduos, que posteriormente serão utilizados na horta da escola.

Oficinas

Com o objetivo de facilitar o dia a dia das comunidades e contribuir com a diminuição de resíduos lançados no meio ambiente, aconteceu na última sexta-feira, sábado e domingo, nas comunidades de Fazenda Nova, Boa Esperança e Carrapato, oficinas para a apresentação de Protótipos Sustentáveis, aos comunitários daquela região. As demonstrações foram realizadas pelos técnicos da Semarh em parceria com os profissionais do PEJ.

Segundo a inspetora de Recursos Naturais, Hellen Flávia, as atividades foram realizadas a partir de uma roda de conversa, quando foi repassada aos moradores, a importância do Parque Estadual do Jalapão, como Unidade de Conservação do Cerrado.

"A conversa teve o objetivo de despertar o sentimento de pertencimento nas comunidades. Além disso, os técnicos da Semarh realizaram oficinas com protótipos sustentáveis como carneiro hidráulico, mini cisterna com tripla filtração, filetador de garrafa pet, vasos freáticos, sabão ecológico e armadilha para moscas de frutas", destacou.

Conforme Adão Ribeiro, morador da Comunidade Boa Esperança, o conhecimento levado aos comunitários é resultado de um trabalho conjunto. "Nós só temos a ganhar trabalhando em parceria com o Parque, pois é sempre bom aprender coisas novas", afirmou.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/11/9/tecnicos-do-parque-estadual-do-jalapao-realizam-atividades-com-estudantes-e-comunitarios-/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.