Taim não para de comemorar seus 30 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/08/2016
Aniversário da estação ecológica no Rio Grande do Sul ocorreu em 21 de julho, mas atividades para marcar a data seguem até 3 de setembro. Nesta segunda, será aberta exposição de aquarelas na Assembléia Legislativa


As atividades de comemoração dos 30 anos da Estação Ecológica (Esec) Taim, no Rio Grande do Sul, prosseguem nesta segunda (8) com a abertura da exposição de aquarelas do artista Alisson Antunes, no hall da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A exposição fica em cartaz até a sexta (12). Este ano o tema escolhido é "Um olhar sobre os tons e cores da natureza da Esec do Taim".

Os 30 anos da Esec foram completados no dia 21 de julho. De lá para cá, já houve vários eventos para marcar a data. E as comemorações não param. No dia 27 de agosto, uma mateada gaúcha (evento de degustação de mate e comidas típicas para marcar as tradições regionais) será oferecida para a comunidade da Vila da Capilha, próxima à sede da Esec.

Entre 30 e 31 de agosto, haverá seminário sobre a estação ecológica para 500 pessoas na Fundação Universidade do Rio Grande do Sul (Furg). No 1o de setembro, o workshop "Subsídios para o Plano de Manejo da Esec do Taim" fecha as atividades ténicas, mas a festa mesmo só acaba no dia 3 de setembro, com um churrasco tradicional na sede da unidade.

Parabéns pra você

No dia do aniversário, cerca de 90 crianças das escolas vizinhas participaram de briquedoteca na sede da unidade de conservação (UC), fizeram trilhas na natureza, tiraram fotos mentais com uma moldura em papel e fotos com as câmeras disponíveis e passaram por lunetas e por práticas de sensibilização para os diferentes tons de cores encontrados na natureza.

Houve ainda jogos interativos, plantios de mudas, atividades no museu e pinturas coletivas em aquarela. Por fim, as crinaças cantaram músicas criadas para o Taim, utilizadas no programa de educação ambiental da Esec, e o parabéns pra você, com direito a bolo e cachorro quente. Na semana seguinte, houve a reunião do Conselho Consultivo. Com 27 instituições presentes, foram debatidos os temas pertinentes à gestão da unidade.

A Esec

A Estação Ecológica do Taim é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), nos municípios gaúchos de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, abrangendo glebas do banhado do Taim e Ilha do Taquari.

A unidade fica numa estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim. Os banhados do Taim apresentam diversificados ecossistemas e estão representados por praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordões e campos de dunas.

A reserva é casa de pelo menos 30 espécies diferentes de mamíferos e 250 aves, com destaque para animais como joão-de-barro, biguá, tachã, maçarico-preto, garça-moura, cabeça-seca, socozinho, ximango, martim-pescador, cisne-de-pescoço-preto, coscoroba, marrecão e marreca-piadeira. Entre os bichos de maior porte estão tartaruga, capivara, ratão-do-banhado, cachorro do mato, lontra, tuco-tuco e jacaré-de-papo-amarelo.

A flora é bastante diversa, apresentando figueiras, corticeiras, quaresmas, orquídeas, bromélias, cactos, juncos e aguapés. Para saber mais, sobre a Esec do Taim, clique aqui.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8068-taim-nao-para-de-comemorar-seus-30-anos
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.