Site abriga conteúdo sobre Unidades de Conservação

Terra da Gente - www.terradagente.com.br - 14/12/2012
Site abriga conteúdo sobre Unidades de Conservação
Instituto Socioambiental amplia alcance de ferramenta, com informações sobre UCs federais e estaduais

Terra da Gente, com info ISA

No ano passado, quando o site sobre as Unidades de Conservação no Brasil foi lançado pelo ISA (Instituto Socioambiental), a ideia era reunir, num único endereço, informações qualificadas e atualizadas sobre as áreas protegidas no País, especialmente da Amazônia Legal.
Agora, em 2012, foram acrescentadas as UCs federais do Brasil, como o Parque Nacional de Itatiaia, o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Há informações sobre interesses em minério, focos de calor e hidrelétricas que incidem sobre as UCs. O site traz também 18.300 mil notícias relacionadas diretamente às UCs, sendo 10 300 relacionadas às UCs da Amazônia, que já estavam disponíveis aos usuários.
A próxima etapa será disponibilizar as UCs estaduais existentes no restante do território brasileiro, o que deve ocorrer no primeiro semestre de 2013, quando as informações compiladas estiverem devidamente padronizadas e sistematizadas.
As informações publicadas no site são fruto do monitoramento diário realizado pelo Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA há mais de 30 anos e inclui notícias de fontes nacionais e regionais, indispensáveis para uma compreensão adequada e atualizada das diferentes realidades de cada uma das Unidades de Conservação.
Para obtê-las, a equipe de pesquisa usou diversas fontes primárias e secundárias e de institutos e órgãos de pesquisa, tais como o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
A ampliação do site é mais uma tentativa de contribuir para o conhecimento e entendimento da situação de conservação no Brasil e da efetividade do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). As informações podem, inclusive, ser visualizadas por meio da plataforma Google Maps.
O site conta ainda com expressivo material fotográfico cedido por meio de parcerias com profissionais renomados como Roberto Linsker e Araquém Alcântara, entre outros, e está aberto a contribuições. E seu desenvolvimento está baseado em tecnologias que utilizam software livre. Para conferi-las, o acesso é pelo link do ISA.

Terra da Gente, 14/12/2012

http://www.terradagente.com.br/noticias/NOT,0,0,587760,Site+abriga+conteudo+sobre+Unidades+de+Conservacao.aspx
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Lençóis Maranhenses
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.