Parque dos Lençóis regula transporte de visitantes

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/05/2017
Portaria foi assinada nessa quinta-feira (18) em Barreirinhas (MA). Ministro diz que a unidade deve se tornar um "vetor de desenvolvimento para a região"


O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, participou nessa quinta-feira (18), no município de Barreirinhas, no Maranhão, da cerimônia de assinatura da Portaria 199, que estabelece critérios para o cadastramento e autorização dos serviços de condução de visitantes e transporte, com fins turísticos, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. De acordo com o ministro, o documento tem como objetivo garantir que os empresários locais que trabalham com transporte dentro do parque não sejam prejudicados nos períodos de alta temporada.

"Essa portaria é só o começo. Fizemos esse documento com urgência porque fui informado de que no período de férias vários empresários de fora chegam aqui para fazer o transporte de turistas. Com a portaria, queremos preservar os empresários e trabalhadores locais e atender aos serviços essenciais da população residente", explicou o ministro.

Para o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Carneiro, também presente ao evento, o objetivo final da portaria e de outros projetos que estão em curso na região é ter um parque funcionando com um uso público bom e organizado. "Queremos que o turista que visite o parque saia daqui sentindo que recebeu um serviço de qualidade e que recomende que outras pessoas venham para cá. Acreditamos que o turismo também é uma ferramenta de conservação", disse o diretor.

Visitação

Em 2016, 40 mil pessoas visitaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Cerca de 20% desse total estiveram na região somente no mês de julho. A unidade de conservação tem uma área de mais de 150 mil hectares e abrange três municípios: Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

O diretor do ICMBio informou que o instituto administra mais de 300 unidades de conservação e, neste ano, separou 16 como prioritárias para adotar novos modelos de gestão. "E o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está no meio desse processo", afirmou. Carneiro acrescenta que ICMBio e Ministério do Meio Ambiente estão empenhados em discutir com a comunidade local esses modelos para, juntos, chegarem a um consenso.

Sarney Filho ressaltou que é preciso que o parque nacional seja olhado com a singularidade que ele permite. "Aqui a gente tem que ter um relacionamento diferente. Temos que ampliar, sim, a visitação no parque. Essa unidade tem que se tornar um vetor de desenvolvimento para a região". O ministro reforçou, contudo, que a preservação da biodiversidade do parque não entra em discussão: "Ninguém vai fazer nada que possa afetar a biodiversidade do parque. Isso não se discute. Esta é a primeira reunião e teremos outras duas. Essa portaria não é o final. É só o começo", disse.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8931-parque-dos-lencois-regula-transporte-de-visitantes
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.