Operações combatem ilícitos ambientais e ocupações ilegais em Rebio no Pará

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 12/05/2009
A Coordenação de Proteção da Reserva Biológica (Rebio) do Rio Trombetas e da Floresta Nacional (Flona) Saracá-Taquera, no oeste do Pará, tem executado frequentes operações de fiscalização dentro das duas unidades, apesar das dificuldades, principalmente a redução do apoio policial.

No mês de abril foram feitas duas operações no Lago Erepecu, dentro da Rebio do Rio Trombetas, quando foram vistoriados acampamentos de castanheiros e retiradas pessoas que ocupavam o local de forma irregular.

Foram apreendidos uma malhadeira, uma vara de itapuá, quatro jabutis, quatro papagaios, dois filhotes de cuxiú (um deles morreu por estar ferido com chumbo) e nove rolos de cipó titica.

Também foram feitas sete notificações, lavrados seis autos de infração aos responsáveis pelos crimes ambientais e requisitada a saída dos invasores.

Na parte sul da Floresta Nacional Saracá-Taquera, foram feitas mais duas operações nos ramais do Nascimento, Serra e Viravolta, próximos à cidade de Terra Santa (PA), quando foram apreendidas oito motosserras e lavrados sete autos de infração por extração ilegal de madeira.

As operações foram comandadas por José Risonei Assis da Silva, chefe substituto da Flona e da Rebio. As duas unidades formam, junto com outras unidades de conservação estaduais, um mosaico.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Rio Trombetas
  • UC Saracá-Taquera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.