Oficina cria o conselho deliberativo da APA do Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 03/04/2017
Com o objetivo de constituir o Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, local de gestão do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), ocorreu nos últimos dias 30 e 31, quinta e sexta-feira, no auditório da prefeitura do municipal de São Félix, a primeira oficina de criação do Conselho. Dentre as propostas do encontro aconteceu a identificação das instituições de influência na Unidade de Conservação; a Elaboração de composição do mandato no período entre 2017 a 2019; além da divulgação do Manejo Integrado do Fogo (MIF). Também são atividades apoiadas pela equipe gestora o Extrativismo Sustentável, Agricultura Familiar e o Turismo de Base Comunitária.

Segundo a supervisora de Gestão da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, no primeiro dia com a finalidade de integrar os participantes aconteceu uma dinâmica de apresentação. Logo após, houve contextualização das responsabilidades da APA e também foram apresentadas as ações desenvolvidas no período de 2015 a 2016.

Na sequência foi realizada reflexão sobre os Conselhos como instrumento de Gestão. Para melhor identificar as instituições que devem compor o Conselho da APA, foi trabalhada a ferramenta Diagrama de Venn, que permite visualizar quais são estas entidades.

"O Conselho é um órgão colegiado Deliberativo integrante da estrutura da APA do Jalapão e tem como objetivo geral a gestão integrada e participativa", sustentou a gestora da APA, Rejane Nunes.

Conforme programação acontecerá nos próximos dias 27 e 28 do mês de abril, na cidade de Novo Acordo, a elaboração do Regimento Interno; a Definição da Diretoria Executiva; a Capacitação dos conselheiros, além da apresentação do Plano de Ação e posse.

Participaram da oficina prefeitos e representantes dos municípios de abrangência da APA, instituições do Governo, Unidades de Conservação, Associações organizadas, residentes, colabores e voluntários. A oficina contou com o apoio do Projeto Cerrado-Jalapão e reuniu cerca de 40 pessoas.

APA do Jalapão

A Área de Proteção Ambiental do Jalapão, tem cerca de 460, mil hectares, foi criada no ano de 2000 e está localizada no entorno de três importantes Unidades de Conservação da região: Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e Parque Estadual do Jalapão.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2017/4/3/oficina-cria-o-conselho-deliberativo-da-apa-do-jalapao/
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.