Naturatins realiza no Jalapão, operação de uso público e educação ambiental

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 03/05/2016
Conscientizar os turistas que visitam o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), no sentido de preservar os atrativos naturais da Unidade e seu entorno, recepcionar e orientar os visitantes sobre os pontos turísticos e suas normas de visitação, bem como alertar para as questões ambientais, foram as atividades desenvolvidas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) durante o feriado de Tiradentes, que compreendeu o período de 21 a 24/04.

Denominada de Operação Tiradentes, o trabalho contou com o apoio da Gerência Regional de Fiscalização de Palmas, Batalhão da Polícia Militar Ambiental e de voluntários do Programa Voluntários Pela Natureza do Naturatins.

Também fez parte das atividades, a orientação aos proprietários que possuem atrativos naturais dentro do Parque, oportunidade que foram demonstrados os usos adequados dessas áreas e também foi manifestada a estes proprietários a importância do monitoramento das mesmas.

As atividades se concentraram mais nas dunas, atrativo de gestão do PEJ, onde foram feitas abordagens para orientação acerca das normas da visitação e ainda foi realizado o monitoramento da visitação. O monitoramento se concentrou mais nas Dunas, atrativo de gestão do PEJ, onde foram feitas abordagens para orientação acerca das normas da visitação no atrativo. A orientação ocorreu nas praias do Rio Novo onde normalmente são montados acampamentos, nos fervedouros e na cachoeira do Formiga.

Voluntários Pela Natureza

É o programa oficial do Naturatins que possibilita o ingresso de pessoas, com idade acima de 14 anos, e que tenha interesse em trabalhar espontaneamente de maneira a colaborar na prestação de informações aos visitantes, desenvolver atividades de educação socioambiental e auxiliar nas pesquisas quando necessário, apoiar o serviço de manutenção e recuperação de trilhas e sinalizações.

Os voluntários também irão apoiar nos trabalhos administrativos e no controle de queimadas, participar de ações de recuperação de áreas degradadas, além de auxiliar na implementação de projetos de manejo das Unidades de Conservação gerenciadas pelo Naturatins. Mais informações entrar em contato na Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, pelos telefones: 3218-2633/3218-264.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/5/3/naturatins-realiza-no-jalapao-operacao-de-uso-publico-e-educacao-ambiental-/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.