Naturatins alerta sobre regras de uso dos atrativos do Parque Estadual do Jalapão

Surgiu - http://surgiu.com.br/ - 14/05/2018
Naturatins alerta sobre regras de uso dos atrativos do Parque Estadual do Jalapão

Surgiu | Por Tânia Caldas
14/05/2018 - 13:44


O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), gestor do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), uma das Unidades de Conservação do Estado, alerta para as regras de uso dos atrativos, especialmente das dunas. Devido ao rico ecossistema, a região possui comprovada fragilidade e resulta em um desafio para a gestão do Parque que estabeleceu regras de uso público.

Dentre as regras de visitação aos bancos de areia que vão do tom alaranjado ao dourado está a proibição de subir e descer o paredão principal das dunas, portar bebidas alcoólicas, instrumentos ou aparelhos de som, pipa, bicicleta ou bola. Os frequentadores não podem entrar com animais de estimação, exceto cães-guia.

Também é proibido o porte de embalagens de produtos como maquiagem e protetor solar. E ainda a coleta de flores, frutos ou quaisquer materiais sem autorização prévia. É vedado alimentar ou maltratar os animais. O uso de fósforos e cigarros pode resultar em incêndios florestais. Portanto, muito cuidado.

Os interessados em filmar ou realizar ensaios fotográficos na área que compreende o Parque Estadual do Jalapão, para fins comerciais, devem seguir procedimentos estabelecidos por legislação específica. A medida visa preservar os recursos naturais da região. Fato que restringe suas formas de uso público. Para mais informações, entrar em contato antecipadamente com a Gerência de Unidades de Conservação, Parques Estaduais e Monumento Natural do Tocantins, pelo e-mail usopublico@naturatins.to.gov.br, ou pelo telefone +55 (63) 3218-2678.

Vale ressaltar que, em caso de descumprimento das normas referentes ao uso público de imagem, as empresas estão sujeitas às sansões, como a aplicação do Art. 88, do Decreto Federal no 6.515 de 2008, que trata da exploração ou uso comercial de imagem de Unidade de Conservação, sem autorização do órgão gestor da Unidade. A multa varia de R$ 5 mil a R$ 2 milhões.

Visitantes
No último feriado prolongado, que compreendeu entre os dias 28 de abril e 1o de maio, as dunas receberam 847 visitantes. Um aumento de 95,16%, comparado com o mesmo período de 2017, quando o local recebeu 434 pessoas. Os turistas são na maioria da Região Sul do país.

"Com o crescente número de visitantes, nós, como gestores do Parque, queremos destacar a importância dos visitantes seguirem as normas de visitação para a conservação da biodiversidade" salientou João Miranda, supervisor do Parque Estadual do Jalapão.

Horário de visitação
O acesso às dunas passa a funcionar, no período da tarde, das 14 às 18h30, todos os dias da semana. O horário limite para entrada na portaria da base das dunas continua sendo às 17h30, para propiciar o retorno de todos os visitantes ao estacionamento do acesso aos bancos de areia até o fim do prazo permitido ao funcionamento do Parque.

Após um levantamento realizado pela Supervisão do PEJ, no período da manhã, das 6 às 12 horas, será permitido somente o acesso, com o agendamento prévio, para fins de uso de imagem, pesquisas e aulas de campo.



http://surgiu.com.br/2018/05/14/naturatins-alerta-sobre-regras-de-uso-dos-atrativos-do-parque-estadual-do-jalapao/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.