Inscrições prorrogadas para o curso de gestão compartilhada de recursos pesqueiros

Instituto Mamirauá - http://www.mamiraua.org.br - 02/03/2015
O Instituto Mamirauá prorrogou as inscrições para o "Curso de Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu (Arapaima gigas)". As inscrições poderão ser enviadas até o dia 21 de março de 2015, para o e-mail pesca@mamiraua.org.br, atendendo aos requisitos do edital. Os candidatos que realizaram sua inscrição até o dia 01o de março já estão com a vaga garantida. Os demais passarão por processo de seleção.

O curso acontecerá no período de 15 a 24 de abril de 2015, em Tefé, no estado do Amazonas. A iniciativa é voltada para profissionais que atuem direta ou indiretamente na implementação de sistemas de manejo de pesca, em áreas protegidas da Amazônia. O objetivo desta sexta edição é incentivar a multiplicação das ações do manejo participativo de pesca em outras regiões. "Nossa proposta parte da experiência acumulada ao longo de dezesseis anos na aplicação de sistemas de manejo dos recursos naturais, junto às populações ribeirinhas da Amazônia", afirmou Ana Cláudia Torres, coordenadora do Programa de Manejo de Pesca.

A programação do curso inclui discussões sobre as bases antropológicas e sociológicas do modo de vida das populações ribeirinhas, a descrição do processo de implementação do Manejo Participativo de Pirarucu nas Reservas Mamirauá e Amanã, os fundamentos da biologia e ecologia do pirarucu e a importância da várzea para a produtividade pesqueira e princípios, as diretrizes e metodologias de zoneamento e a importância de sua correta definição na reprodução, uso de habitat, alimentação, crescimento e movimentação do pirarucu.

Além desses temas, o curso também tratará sobre o método de contagem de pirarucu, abordagem e o detalhamento das atividades correlacionadas com as ações prioritárias para o manejo de pirarucu em ambientes de várzea (organizar, zonear, proteger, contar, pescar, vender e avaliar) e suas diretrizes metodológicas, e as etapas do processo de manejo e os critérios de avaliação, com enfoque para as lições aprendidas.


Confira aqui o edital do curso:
http://www.mamiraua.org.br/cms/content/public/documents/02fdf368-9957-4bcb-bea0-d38fa5251ee8_edital_curso_multiplicadores_pesca.pdf



http://www.mamiraua.org.br/pt-br/comunicacao/noticias/2015/3/2/inscricoes-prorrogadas-para-o-curso-de-gestao-compartilhada-de-recursos-pesqueiros/
Recursos Hídricos:Pesca

Related Protected Areas:

  • UC Mamirauá
  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.