Incêndio atinge parte alta do Parque Nacional do Itatiaia

G1 - http://g1.globo.com/ - 23/07/2016
Chamas começaram em quatro pontos da reserva, na sexta-feira (22).
Focos ficam espalhados em área de mil hectares, diz direção.


Um incêndio atinge a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia desde o fim da tarde de sexta-feira (22). Segundo a direção do local, o fogo começou em quatro pontos da reserva, na área do estado de Minas Gerais, espalhados em um território de mil hectares - equivalemente a mil campos de futebol.

De acordo com a equipe de reportagem do RJTV, como os focos estão bem espaçados, há indícios de que o incêndio seja criminoso. Os pontos atingidos são de difícil acesso, com mata fechada, o que dificulta o trabalho das equipes que tentam controlar as chamas. Elas ameaçam a área verde e os animais que vivem no parque.

Neste sábado (23), por segurança, a entrada de turistas ficou suspensa. Cerca de 30 homens do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se revezaram no combate ao fogo, a maioria moradores do Sul do estado do Rio de Janeiro que conhece bem o local. O trabalho também contou com a ajuda voluntários.

Área de 28 mil hectares
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o ICMBio, que administra o local.

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, o parque foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. Ele é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.790m.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/07/incendio-atinge-parte-alta-do-parque-nacional-do-itatiaia.html
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.