ICMBio inaugura nesta terça a Academia Nacional da Biodiversidade

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 04/09/2009
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Mello, inaugura, às 9h, desta terça (8), na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, a 125 km de São Paulo (SP), a Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio) - uma espécie de universidade do meio ambiente que terá o objetivo qualificar os servidores do ICMBio. Além disso, a Acadebio dará cursos de formação e capacitação para a população do entorno, prefeituras e universidades. Para marcar a data, será proferida a aula inaugural do Curso de Formação e Capacitação de Analistas Ambientais, para os 175 aprovados no último concurso. Todo o evento será transmitido online por meio de link neste site.

Além da inauguração da Academia Nacional da Biodiversidade, serão entregues também nesta terça os equipamentos adquiridos paras as unidades de conservação da Amazônia Legal: 200 computadores, 200 notebooks, 140 GPS, 60 projetores multimídia, 100 impressoras/fax multifuncionais; 200 kits completos de mobiliário de escritório; 140 máquinas fotográficas, 60 filmadoras, 50 geladeiras, 140 bebedouros, 140 aparelhos de ar-condicionado, 3 módulos completos de acampamento para operações de grande porte e 50 veículos pick-up 4x4.

A Academia ocupará o prédio da administração da Floresta Nacional e o alojamento. Projetados pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e inaugurados em 1986, os prédios receberam cobertura em substituição ao sistema de piscinas para manutenção de temperatura, reformas nos quartos com a exclusão dos closets para abrigar quatro pessoas por unidade, um guarda-volumes no hall, nova decoração e uma nova cozinha. As salas de aula e auditório passaram por tratamento acústico e obras de melhoria. Três casas, na Vila São João de Ipanema, foram modificadas para hospedar os instrutores do curso.

ESTRATÉGIA - A implantação da AcadeBio faz parte de uma estratégia definida pela direção do ICMBio, no sentido de propiciar ao quadro de servidores formação e capacitação continuada de acordo com as diretrizes institucionais, numa estrutura própria e adequada. A estratégia de capacitação do ICMBio está definida no Plano Anual de Capacitação 2009, proposto pelo Comitê de Capacitação do ICMBio, a partir de consultas aos Chefes de Centros Especializados e Unidades de Conservação

Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto que projetou o Alojamento e o Prédio da Administração da Floresta Nacional de Ipanema, que se tornou sede da Academia Nacional de Biodiversidade, recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2006. Nascido em Vitória, no Espírito Santo, em 25 de outubro de 1928, Paulo Mendes da Rocha pertence à geração de arquitetos modernistas liderada por Vilanova Artigas, que se caracteriza por um pensamento estético denominado de Escola Paulista. É uma arquitetura definida como crua, limpa e clara, caracterizada pelo concreto e por grandes vãos.

VISITAÇÃO SUSPENSA - A visitação está suspensa na Floresta Nacional de Ipanema desde o dia 1o deste mês e segue assim até 15 de outubro. Nesses 45 dias, serão definidos um Plano de Circulação, incluindo áreas de estacionamento; um Plano de Sinalização, com a instalação de placas indicativas e de identidade visual do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio; demarcação e abertura de duas novas trilhas ecológicas e preparação dos editais para a concessão de serviços de alimentação e hospedagem.

Segundo o chefe Alexandre Zananiri Cordeiro, "a suspensão da visitação é uma medida necessária para a implementação do processo de revitalização da Floresta Nacional de Ipanema, iniciado neste ano. Nesse período de 45 dias, a unidade passará por obras que garantirão maior conforto e segurança aos visitantes, com a organização dos espaços públicos, administrativos e de habitação funcional. O processo de revitalização tem ações de curto, médio e longo prazo, visando dar visibilidade à Floresta Nacional de Ipanema e a criação de infraestruturas, para que ela se torne um dos principais atrativos turísticos do país".

Incluída nos roteiros turísticos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será realizada no Brasil, pelo Ministério do Turismo, a Floresta Nacional de Ipanema está organizando o processo de revitalização em três eixos. "Estamos implantando a Academia Nacional de Biodiversidade, como o primeiro eixo deste processo", informa Alexandre Zananiri Cordeiro. "Passamos, agora, a criar infraestruturas e serviços para o Uso Público, que incluirão também programações para as comemorações dos 18 anos de criação da Floresta Nacional de Ipanema e do bicentenário de criação da Real Fábrica de Ferro de Ipanema. E estamos fazendo o inventário florestal para realizar um dos objetivos desta unidade, como terceiro eixo, que é a recuperação de áreas degradadas e a produção de mudas de espécies nativas, com a identificação de matrizes, coleta de sementes e a ampliação do Viveiro".

Serviço:
Ascom/ICMBio (61) 3341-9280 e Ascom/Flona Ipanema (15) 3459-9220
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.