Flona de Ipanema lança Guardiões da Floresta

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/06/2013
A Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em Iperó, São Paulo, acaba de lançar o projeto Guardiões da Floresta. O objetivo é desenvolver a consciência ambiental de estudantes e moradores das comunidades do entorno por meio de atividades ligadas à produção e ao plantio de mudas de espécies nativas.

Na inauguração do programa, no dia 5 passado, quando se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, a unidade de conservação (UC) recebeu 50 alunos de ensino fundamental da Escola Municipal Dona Gláucia Nogueira, localizada no interior da Flona.

Eles participaram de uma atividade no viveiro de espécies nativas da unidade, onde tiveram noções sobre a preparação de sementes e o cultivo de mudas. Em seguida, as crianças foram até uma área da Flona onde há necessidade de recuperação florestal. Lá, fizeram o "Juramento ao meio ambiente" e o plantio de mudas fornecidas pelo viveiro.

Todos os participantes receberam o título de Guardião da Floresta e um kit contendo um pequeno vaso, areia e sementes de espécies nativas para que possam cultivar suas próprias mudas. As mudas poderão ser plantadas em casa, em um parque ou área verde dos municípios dos participantes, ou retornar à Flona e complementar o arboreto da UC.

Essa prática busca sensibilizar os participantes sobre a importância do plantio de espécies nativas para recuperação de áreas degradadas e a necessidade da proteção de áreas florestadas. O projeto pretende atender principalmente às escolas dos municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Capela do Alto e Sorocaba, mas qualquer escola que quiser participar poderá se inscrever.



http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4045&Itemid=172
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.