Comunidade do Jacurutu recebe Oficina de Turismo Comunitário

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 12/08/2016
A Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA - Jalapão) realizou nesta quinta-feira, 11, uma Oficina de Turismo na Comunidade do Jacurutu, área rural do município de Mateiros. O objetivo foi levar o conhecimento e potencializar a atividade para geração de renda e oferta turística da região.

Durante a roda de conversa com representantes da comunidade, proprietário de camping, associação local de condutores e do Parque Estadual do Jalapão, foram abordados assuntos entorno do turismo de base comunitária, a oportunidade de convivência com ambientes preservados, experiências com os modos de vida e cultura, além do fortalecimento das atividades tradicionais.

A iniciativa que também contou com apoio do Projeto Cerrado-Jalapão, deu espaço para a reflexão sobre o tema Turismo, a apresentação do levantamento que registra o aumento de visitantes na região, a oportunidade de geração de renda e a importância do trabalho de cooperação.

Em seguida foi apontado como exemplo, a experiência de sucesso na comunidade Mumbuca, as potencialidades e os produtos turísticos já disponíveis na comunidade, que tem a produção de rapadura o aproveitamento dos frutos do Cerrado, artesanato, camping, trilhas e atividades que já acontecem cotidianamente na comunidade.

Como encaminhamento da oficina, foi proposta a elaboração e instalação de placas para divulgação dos serviços oferecidos na comunidade, localizada cerca de 6km do município de Mateiros.

Equipe técnica

O encontro contou com a participação da técnica do Parque Estadual do Jalapão, Lahuana Aguiar de Souza; da condutora ambiental, Claudiana Matos; da gestora da APA - Jalapão, Rejane Ferreira Nunes; da assessora técnica da GIZ, Cassiana Solange Moreira e do agente de Manejo do Projeto Cerrado-Jalapão, Adão Batista Sousa na abordagem dos temas.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/8/12/comunidade-do-jacurutu-recebe-oficina-de-turismo-comunitario/
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.