Com iniciativa de conservação de peixes-boi, Instituto Mamirauá é finalista de prêmio nacional

Instituto Mamirauá - http://www.mamiraua.org.br - 27/04/2015
A iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá "Conservação do peixe-boi na Amazônia Brasileira" é finalista do Prêmio Nacional de Biodiversidade, promovido pela primeira vez no Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente. A instituição concorre na categoria "Academia", que visa reconhecer instituições de pesquisa que se "destacam por buscarem a melhoria ou a manutenção do estado de conservação de espécies da biodiversidade brasileira".

Os vencedores de todas as sete categorias serão conhecidos no Dia Mundial da Biodiversidade, 22 de maio, em cerimônia a ser realizada em Brasília (DF). Um prêmio especial será concedido ao vencedor de uma votação popular que começará nesta quinta-feira, dia 30 de abril, no site do Ministério do Meio Ambiente. Nessa mesma data deverão ser conhecidos todos os finalistas do prêmio.

O Instituto Mamirauá atua na conservação do peixe-boi Amazônico desde 1993, antes mesmo de sua fundação, quando as ações eram desenvolvidas por meio da Sociedade Civil Mamirauá. "Esta indicação vem reconhecer o trabalho de mais de 20 anos, iniciado localmente, mas que ao longo dos anos agregou um grande número de pesquisadores, de variadas especialidades, e provenientes de diversas regiões do país, que atuam, direta ou indiretamente, na conservação do peixe-boi amazônico", disse a pesquisadora Miriam Marmontel, líder do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá.

O peixe-boi amazônico é considerado, pelas listas nacional e internacional, como vulnerável à extinção. O esforço institucional de conservação tem contribuído para a redução das ameaças para essas populações. Para isso, o Instituto Mamirauá implantou o Centro de Reabilitação de Peixes-boi de Base Comunitária (Centrinho), na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, credenciado como "criatório conservacionista de animais silvestres" pelo IBAMA em 2008. O Centrinho recebe filhotes órfãos de peixes-boi, resgatados em municípios da região do Médio Solimões, no Amazonas.

O processo de reabilitação ocorre em ambiente natural, dentro de currais de madeira que flutuam no lago Amanã. Os cuidados com os animais contam com a participação de moradores, conforme explica a pesquisadora: "Uma das grandes contribuições que nós temos ao nosso trabalho de pesquisa e conservação é o envolvimento comunitário, que tem sido muito forte. Eles participam na reabilitação dos animais, no monitoramento dos peixes-boi, o que vem permitindo que os níveis de caça comecem a diminuir. Essa é uma característica do trabalho do Instituto Mamirauá: atuar em colaboração com os comunitários".

Essa iniciativa já reabilitou e devolveu ao ambiente natural 12 peixes-boi amazônicos, a maioria liberada com equipamento de rádio e monitorada ao longo de vários meses. A primeira soltura ocorreu em 2000, a segunda em 2012, e a última, no início de 2015. "A ideia, uma vez que esses animais estão soltos, é fazer o monitoramento diário. Os animais saem com um cinto adaptado à cauda. Esse cinto contém um radiotransmissor com sinais de frequência única, as quais podemos captar através de receptor específico. Nós pretendemos seguir esses animais durante o maior tempo possível, para ver essa reintegração ao ambiente natural e com a população nativa. Com isso, também vamos gerar uma série de informações sobre a espécie, além de observar o grau de sucesso da reabilitação", afirmou Miriam.

Além da estratégia de implantação de um centro de reabilitação, pesquisadores de várias regiões da Amazônia atuam na construção de um painel amplo e abrangente da situação atual do peixe-boi. Com a realização de pesquisas científicas e envolvimento da população local, é possível desenvolver estratégias de conservação focadas à espécie e seus problemas, ao longo de toda a Amazônia brasileira.

Confira no vídeo abaixo, produzido pelo Instituto Mamirauá em 2012, o Centrinho e o trabalho desenvolvido pelos comunitários: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NBdoYmtvnBw



http://www.mamiraua.org.br/pt-br/comunicacao/noticias/2015/4/27/com-iniciativa-de-conservacao-de-peixes-boi-instituto-mamiraua-e-finalista-de-premio-nacional/
Amazônia:Biodiversidade

Related Protected Areas:

  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.