Com expectativa de neve, Parque Nacional do Itatiaia bate recorde de visitação diária

G1 - http://g1.globo.com/ - 03/07/2017
Quase 1.500 turistas foram até a reserva no domingo (2). Apesar da chuva e alta umidade, 3,7oC registrados na madrugada de domingo e 0,1oC na de segunda não foram suficientes para nevar.



Mais de duas mil pessoas foram até a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia no último fim de semana (1o e 2) com a expectativa de ver neve em pleno estado do Rio de Janeiro. No sábado foram registrados 627 visitantes. Já no domingo quase 1500 turistas: recorde total de visitação diária. O antigo recorde na parte alta era de julho de 2016, quando 912 pessoas visitaram a reserva. Os dados foram divulgados pelo diretor da reserva, Gustavo Tomzhinski.

"No domingo, apesar do tempo fechado e com muita neblina tivemos uma visitação registrada três vezes maior do que o esperado para um domingo de sol nessa época do ano. Foi uma multidão de gente e carros que lotaram o noso estacionamento e ficaram estacionados ao longo de quase dois quilômetros da estrada", disse, ressaltando que até durante a noite muita gente chegava e ficava apenas por perto da portaria esperando para ver se ia nevar ou não.

Mas, não foi dessa vez... Apesar da chuva e da alta umidade do ar, os 3,7oC registrados na madrugada de domingo e o 0,1oC na madrugada de segunda-feira não foram suficientes para formar neve. Também não foi possível congelar os lagos ou formar gelo na vegetação, o que é muito comum no Parque, localizado a 2.400 metros de altitude e com registro de frio o ano todo.

Em junho de 1985 foi a primeira vez que nevou na parte alta do parque. Foram nove horas seguidas deixando a paisagem branquinha por três dias. Depois disso, de forma bem fraca, já foi registrado neve em 1988 e 2012.


Recorde de frio

Na madrugada de quinta-feira (29), a estação meteorológica do parque registrou a menor temperatura deste ano, de 2017: - 6,8oC.


Área de 28 mil hectares

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Ele fica na Serra da Mantiqueira - entre os estados Minas Gerais, Rio de Janeiro, e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m, o quinto maior do país.

Pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj. E também uma cadeira de rodas especial para que deficientes físicos possam ter acesso à parte alta do parque.

Até o dia 28 de julho, turistas podem conferir de graça uma mostra especial na Casa de Cultura de Itatiaia, no Centro. A exposição reúne 50 peças entre fotografias, painéis, posters e banners que apresentam um pouco da diversidade, como a vida animal e a vegetação da unidade de conservação.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/com-expectativa-de-neve-parque-nacional-do-itatiaia-bate-recorde-de-visitacao-diaria.ghtml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.