Alcatrazes: sociedade civil questiona mudança no projeto de criação

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 29/10/2015
Pesquisadores e cientistas de diversas instituições acadêmicas enviaram uma carta endereçada aos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Casa Civil, Jaques Wagner; e ao presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, pedindo esclarecimentos sobre a mudança na proposta de criação do Parque Nacional Marinho de Alcatrazes para Refúgio de Vida Silvestre.

O local é um santuário marinho no litoral norte de São Paulo que abriga espécies que só existem lá. Desde 1982, a Marinha usava parte da ilha de Alcatrazes como alvo nos seus treinamentos de tiro. Após anos de luta e negociação, em 2013, a Força Naval anunciou a paralisação do treinamento de tiro na área. Estava tudo encaminhado para transformar o local em parque nacional, mas o ICMBio modificou o projeto sem falar nada com ninguém.

A mudança ocorreu em 2014, mas só foi divulgada no fim de setembro, durante o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC).

"Recentemente, tomamos conhecimento, pela mídia, sobre uma possível alteração de categoria (de Parque Nacional Marinho para Refúgio de Vida Silvestre) e modificação da área da Unidade de Conservação proposta, em uma decisão unilateral do ICMBio, que ignora os ganhos do processo amadurecido de criação da UC e compromete o diálogo com a comunidade científica e a sociedade", afirma a nota, assinada por 25 cientistas da USP, UNESP, UFF, UFRJ, UFABC e UFPB.

A carta pede esclarecimentos sobre "as motivações e as bases técnicas que levaram o ICMBio a alterar proposta que vinha sendo construída".

Os especialistas lembram que a área possui imenso potencial para o desenvolvimento do turismo "associado à educação ambiental", o que motivou a luta pela criação do Parque Marinho no arquipélago.

Leia a carta na íntegra



http://www.oeco.org.br/noticias/alcatrazes-sociedade-civil-questiona-mudanca-no-projeto-de-criacao/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Arquipélago de Alcatrazes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.