Associação quer criar área de proteção ambiental na praia de Guaecá em São Sebastião, SP

G1 - http://g1.globo.com/ - 15/08/2019
Associação quer criar área de proteção ambiental na praia de Guaecá em São Sebastião, SP

Iniciativa da entidade de moradores do bairro foi aprovada pelo conselho municipal do meio ambiente.

A associação de moradores do Guaecá, em São Sebastião (SP), quer transformar uma área do bairro em uma Área de Proteção Ambiental (APA). A iniciativa da entidade foi aprovada pelo conselho municipal do meio ambiente.

A praia tem dois quilômetros de orla e a parte alta está em um território dentro do Parque Estadual Serra do Mar. A parte baixa do bairro, de frente com a praia, não está dentro da área do parque e, por isso, a associação quer transformar a área que está fora da Serra do Mar em APA.

A área que será protegida é de aproximadamente 29 mil m². O estudo de viabilidade da APA está sendo feito há um ano pelo Instituto de Conservação Costeira. André Motta, representante do instituto, explica que a medida não deve inviabilizar novas contruções no local.

"É possível que ocorram empreendimento planejados? Sim. Quem vai dizer isso é o plano de manejos, estudos que vão ser feitos como se fosse um plano diretor municipal de uma cidade. O plano de manejo vai determinar o zoneamento daquilo que é ou não permitido", disse.

O objetivo da APA é que ela se torne uma conexão entre o bairro e o Parque Estadual da Serra do Mar - a iniciativa vai auxiliar na preservação dos animais e das plantas que existem na região.

"A importância de se preservar essa área de fundo é preservar a bacia hídrica, que é importante e abastece de água não só dos moradores de Guaecá, mas os moradores Barequeçaba e da Pitangueiras" disse Tatiana Araújo, empreendedora social.

Após a aprovação de criação da APA pelo conselho municipal de meio ambiente, as secretarias do município também vão analisar a proposta. A previsão é que a análise e aprovação sejam concluídas até 2020.

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2019/08/15/associacao-quer-criar-area-de-protecao-ambiental-na-praia-de-guaeca-em-sao-sebastiao-sp.ghtml
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Serra do Mar (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.