Para preservação, dunas do Jalapão tem horário de visita reduzido

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/02/2018
Para preservação, dunas do Jalapão tem horário de visita reduzido
Turistas só terão acesso ao local no período da tarde. A medida é para preservar o local, que levou bilhões de anos para se formar pela erosão de uma serra.

Por TV Anhanguera


Começa a valer nesta segunda-feira (19) o horário restrito de visita às dunas do Parque Estadual do Jalapão. Os visitantes só terão acesso ao local no período da tarde, das 14h às 18h30. As dunas são um espetáculo. Mas, por causa do aumento no número de turistas e do mau uso, o ponto turístico corre o risco de desaparecer.

Só nos primeiros 20 dias de janeiro deste ano, o lugar recebeu quase 3 mil turistas, quase o dobro do mesmo período de 2017, quando passaram por lá 1.710 pessoas. A novela das 9, O outro Lado do Paraíso, gravada no Jalapão impulsionou o turismo na região.

Mas tem turistas que insistem em subir o monte de areia por um paredão que é proibido. Só se pode chegar até o topo pela laterial das dunas.

A medida é para preservar o local, que levou bilhões de anos para se formar pela erosão de uma serra. "Se a gente não controlar, ela pode diminuir muito, até acabar", disse o gerente do Naturatins, Marcelo Henrique Rodrigues.

Hoje apenas um fiscal cuida de toda a área das dunas. Com a mudança vai ter reforço na fiscalização com mais dois guardas. Apesar disso, o setor de turismo reclama da restrição de horário.

"Uma unidade de conservação precisa ser visitada pelas pessoas porque essa é uma forma de integração da sociedade para que as pessoas saibam que existe a unidade", disse o vice-presidente da Associação Tocantinense de Turismo, Lúcio Flávio Adorno.

A fisioterapeuta Ana Carolina Paiva desembarcou em Palmas para conhecer o Jalapão e entende a medida adotada pelo governo.

"É bacana entender e saber do risco, dos cuidados, para a gente sempre ter o parque legal para a gente poder visitar e outras pessoas também'.

Afinal, quem passa pelas dunas não esquece a beleza. As areias alaranjadas encantam e são o camarote para o espetáculo do pôr-do-sol. "As dunas são maravilhosas. A energia daqui é muito positiva. Estou me sentindo super bem agora que o sol já se pôs", disse a advogada Mithiele Rodrigues.



https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/dunas-do-jalapao-correm-risco-de-desaparecer-e-horario-de-visitas-e-reduzido.ghtml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.